Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo assina protocolo com Câmara e alarga Janelas ConVIDA

9 Maio, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Janelas ConVIDA foi um projeto desenvolvido em tempo de pandemia por estudantes do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, que é, agora, alargado a mais instituições através do protocolo a ser assinado com o Município de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa.

Começou como um projeto de sala de aula, mas rapidamente ultrapassou as paredes da escola. Hoje, é considerado um caso de sucesso, replicado já em várias localidades. O Janelas ConVIDA, projeto desenvolvido em plena pandemia pela COVID-19 por estudantes do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), com o objetivo de combater a solidão e o isolamento social da pessoa mais idosa, continua a crescer e a despertar atenções.

O Politécnico de Viana do Castelo prepara-se agora para assinar, conjuntamente com o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa, um protocolo de colaboração e cooperação com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o propósito de estender o Janelas ConVIDA a mais pessoas e a mais instituições. “Vamos dar mais corpo a um projeto que começou no curso de licenciatura em Educação Social e Gerontologia e que agora está efetivamente na rua, em prática”, explica Raquel Gonçalves, coordenadora do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

Numa fase inicial, as pessoas mais idosas foram sinalizadas, com ajuda da Cruz Vermelha, e, com a colaboração do Município de Viana do Castelo, foi dada formação aos 18 estudantes envolvidos.

O protocolo a ser agora assinado irá colocar em prática o “Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVIDA”, que tem como “objetivo geral contribuir para o envelhecimento bem-sucedido de pessoas mais velhas residentes no concelho de Viana do Castelo”. Este eixo do voluntariado, acrescenta Raquel Gonçalves, está já em prática na freguesia de Montaria, aqui em Viana do Castelo, com a participação de 12 idosos, e pretende-se que chega a mais pessoas.

Janelas ConVIDA cada vez mais abrangente

Mas o projeto de combate à solidão, ao isolamento social, à insegurança e à exclusão social dos idosos está longe de se esgotar numa conversa à janela entre um estudante e um idoso. Em vigor e já com sucesso reconhecido está o “Letras com Afeto”, projeto que, tal como o anterior, também envolve estudantes e pessoas mais velhas. Através da troca de correspondência, os intervenientes “fazem conversa”, contam histórias e partilham memórias.

“Surfando Gerações”: uma ação intergeracional de combate ao idadismo

O combate ao idadismo assume várias feições e modos de atuação. Se o Janelas ConVIDA nasceu no âmbito de uma Unidade Curricular, o “Surfando Gerações”, projeto que também atua com vista ao envelhecimento ativo, surgiu no âmbito do estágio curricular da mesma licenciatura, Educação Social Gerontológica, da ESE-IPVC, com contributos do Olimpics4All, projeto desenvolvido pela Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), a Câmara de Viana do Castelo e o Surf Clube de Viana. A atividade, que aconteceu no final de abril e que pretendeu assinalar o Dia do Gerontólogo, levou até ao mar dezenas de idosos para momentos diferentes e uma partilha de experiências que terão certamente ficado gravadas na memória de todos os intervenientes, fossem eles mais ou menos novos.

“Esta atividade não foi apenas sobre surf, mas sim sobre construir laços e combater estereótipos negativos associados à idade. Foi uma oportunidade para desafiar cada um dos participantes, promover o contacto e aproximar gerações, trocar histórias e celebrar a vida. São projetos que, tal como os anteriores, começam em ambiente de sala de aula e que ganham expressão e extravasam para a comunidade”, remata a docente Raquel Gonçalves.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

EntardeCER recebe palestra sobre adeptos de futebol e identidade social em Viana do Castelo

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.