O Politécnico de Viana do Castelo assinou um protoloco com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).
Com a extensão de três anos, o acordo está centrado no intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, que irão trabalhar em conjunto em áreas fundamentais como a investigação e a partilha de informações e de publicações académicas, mas também na promoção de atividades de formação do pessoal docentes, investigador, técnico e estudante e na realização de palestras e simpósios.
Cooperação técnica e colaboração em projetos de investigação conjunta, extensão, inovação e internacionalização estão também em cima da mesa deste protocolo de intenções, que assenta na premissa que tem vindo a ser defendida e implementada no Politécnico de Viana do Castelo: o reforço na política de internacionalização em áreas consideradas estratégicas para a Instituição, como a investigação, a mobilidade académica e a dupla titulação.
Assinado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, o acordo tem em linha de conta interesses comuns entre o IPVC e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao nível pedagógico e científico, mas também dá relevo à transferência de tecnologia, de conhecimento e de inovação entre as duas instituições.
O acordo foi assinado numa altura importante para o Politécnico de Viana do Castelo, que integra, desde o final de junho, o programa europeu das Universidades Europeias, no âmbito do Erasmus +. A SUNRISE é um consórcio transnacional que comporta nove instituições de ensino superior de oito países.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se pela assinatura de mais um protocolo centrado na internacionalização e destaca o trabalho que o IPVC tem feito ao nível da investigação: “O IPVC, centrado na formação, tem feito um trabalho intenso na investigação, inovação pedagógica e na internacionalização. Este protocolo enquadra-se, por isso, na linha de atuação que temos vindo a defender. A internacionalização tem sido uma das apostas centrais do IPVC, mas estamos a trabalhar não só na mobilidade de estudantes e docentes. Estamos a trabalhar no patamar seguinte, o da mobilidade em áreas fundamentais, como a investigação e a dupla titulação.”
Por sua vez, o reitor do reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, realça a aposta que a Instituição que dirige tem feito na internacionalização como “fator importante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, investigadores e docentes”.
Após a assinatura do protocolo, a comitiva da UTFPR, composta não só pelo reitor, mas também pelo pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Euclides Bernardelli, e pelo responsável técnico pelas atividades de Internacionalização, que está a trabalhar diretamente com o docente do IPVC, Pedro Pinto, na área da Cibersegurança, visitou também a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) e o CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, nos Arcos de Valdevez. Encontros que “visam fomentar a cooperação nas áreas da Mecânica, Eletrónica e Energia”, esclareceu Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Internacionalização.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, deteve um homem de 21 anos por posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes, no concelho de Viana do Castelo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se celebra hoje, dia 25 de novembro, reafirmando o seu compromisso com a prevenção e o combate a todas as formas de violência de género.
A Companhia Olga Roriz (COR) procura pessoas, residentes em Viana do Castelo, para participação no espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, a apresentar no Teatro Municipal Sá de Miranda dia 7 de dezembro de 2024.
O Município de Ponte de Lima vai promover a exposição “Brinquedos, Memórias e Gerações” na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português, de 13 de dezembro de 2024 a 9 de março de 2025, reunindo um considerável espólio baseado numa coleção de brinquedos de rara beleza que foram incorporados neste espaço por meio de generosas doações.
Os alunos do 11º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP apresentaram, nas instalações da Escola de Hotelaria de Vila Praia de Âncora, o projeto “Mercado Peregrino - Chef´s Table”, sessão dirigida a gestores dos albergues, peregrinos, representantes de associações relacionadas com os Caminhos de Santiago e do Município de Caminha.
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 18, da 2ª série, da revista Estudos Regionais, correspondente ao presente ano. O lançamento público terá lugar no Hotel AP Dona Aninhas, às 17.30 horas.
Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo.