Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo assina protocolo com a Universidade Tecnológica do Paraná

24 Julho, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo assinou um protoloco com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

Com a extensão de três anos, o acordo está centrado no intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, que irão trabalhar em conjunto em áreas fundamentais como a investigação e a partilha de informações e de publicações académicas, mas também na promoção de atividades de formação do pessoal docentes, investigador, técnico e estudante e na realização de palestras e simpósios.

Cooperação técnica e colaboração em projetos de investigação conjunta, extensão, inovação e internacionalização estão também em cima da mesa deste protocolo de intenções, que assenta na premissa que tem vindo a ser defendida e implementada no Politécnico de Viana do Castelo: o reforço na política de internacionalização em áreas consideradas estratégicas para a Instituição, como a investigação, a mobilidade académica e a dupla titulação.

Assinado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, o acordo tem em linha de conta interesses comuns entre o IPVC e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao nível pedagógico e científico, mas também dá relevo à transferência de tecnologia, de conhecimento e de inovação entre as duas instituições.

O acordo foi assinado numa altura importante para o Politécnico de Viana do Castelo, que integra, desde o final de junho, o programa europeu das Universidades Europeias, no âmbito do Erasmus +. A SUNRISE é um consórcio transnacional que comporta nove instituições de ensino superior de oito países.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se pela assinatura de mais um protocolo centrado na internacionalização e destaca o trabalho que o IPVC tem feito ao nível da investigação: “O IPVC, centrado na formação, tem feito um trabalho intenso na investigação, inovação pedagógica e na internacionalização. Este protocolo enquadra-se, por isso, na linha de atuação que temos vindo a defender. A internacionalização tem sido uma das apostas centrais do IPVC, mas estamos a trabalhar não só na mobilidade de estudantes e docentes. Estamos a trabalhar no patamar seguinte, o da mobilidade em áreas fundamentais, como a investigação e a dupla titulação.”

Por sua vez, o reitor do reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, realça a aposta que a Instituição que dirige tem feito na internacionalização como “fator importante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, investigadores e docentes”.

Após a assinatura do protocolo, a comitiva da UTFPR, composta não só pelo reitor, mas também pelo pró-reitor de Relações Empresariais e ComunitáriasEuclides Bernardelli, e pelo responsável técnico pelas atividades de Internacionalização, que está a trabalhar diretamente com o docente do IPVC, Pedro Pinto, na área da Cibersegurança, visitou também a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) e o CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, nos Arcos de Valdevez. Encontros que “visam fomentar a cooperação nas áreas da Mecânica, Eletrónica e Energia”, esclareceu Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Internacionalização.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 28 Novembro, 2025

Porto impõe autoridade no Dragão e Braga resiste em Glasgow na Liga Europa

A quinta jornada da Liga Europa trouxe um misto de reafirmação e resistência para as equipas portuguesas. O FC Porto reencontrou o caminho das vitórias com um triunfo convincente por 3-0 sobre o Nice, enquanto o SC Braga mostrou personalidade ao arrancar um empate em Glasgow, mantendo-se em zona de apuramento direto.

Desporto 28 Novembro, 2025

Valença recebe amanhã Torneio de Sanda Light com mais de 80 jovens atletas

Amanhã, 29 de novembro, Valença será o palco de um dos eventos desportivos mais aguardados da região: o Torneio de Sanda Light, que juntará mais de 80 jovens atletas vindos de vários pontos do país.

Desporto 27 Novembro, 2025

Cerveirense Duarte Cunha entre os heróis do primeiro título mundial Sub-17

A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.

Desporto 27 Novembro, 2025

Portugal conquista histórico Mundial Sub-17 em Doha no Qatar

A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.

Regional 27 Novembro, 2025

“Viana, Moscatel e Banana” volta à Praça da República e estreia edição de Ano Novo

O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.

Regional 27 Novembro, 2025

Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou aniversario com homenagem a voluntários e instituições

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.

Regional 27 Novembro, 2025

Viana do Castelo aposta na economia azul e inovação no setor portuário

Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.