O Politécnico de Viana do Castelo assinou um protoloco com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).
Com a extensão de três anos, o acordo está centrado no intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, que irão trabalhar em conjunto em áreas fundamentais como a investigação e a partilha de informações e de publicações académicas, mas também na promoção de atividades de formação do pessoal docentes, investigador, técnico e estudante e na realização de palestras e simpósios.
Cooperação técnica e colaboração em projetos de investigação conjunta, extensão, inovação e internacionalização estão também em cima da mesa deste protocolo de intenções, que assenta na premissa que tem vindo a ser defendida e implementada no Politécnico de Viana do Castelo: o reforço na política de internacionalização em áreas consideradas estratégicas para a Instituição, como a investigação, a mobilidade académica e a dupla titulação.
Assinado no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, o acordo tem em linha de conta interesses comuns entre o IPVC e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao nível pedagógico e científico, mas também dá relevo à transferência de tecnologia, de conhecimento e de inovação entre as duas instituições.
O acordo foi assinado numa altura importante para o Politécnico de Viana do Castelo, que integra, desde o final de junho, o programa europeu das Universidades Europeias, no âmbito do Erasmus +. A SUNRISE é um consórcio transnacional que comporta nove instituições de ensino superior de oito países.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se pela assinatura de mais um protocolo centrado na internacionalização e destaca o trabalho que o IPVC tem feito ao nível da investigação: “O IPVC, centrado na formação, tem feito um trabalho intenso na investigação, inovação pedagógica e na internacionalização. Este protocolo enquadra-se, por isso, na linha de atuação que temos vindo a defender. A internacionalização tem sido uma das apostas centrais do IPVC, mas estamos a trabalhar não só na mobilidade de estudantes e docentes. Estamos a trabalhar no patamar seguinte, o da mobilidade em áreas fundamentais, como a investigação e a dupla titulação.”
Por sua vez, o reitor do reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, realça a aposta que a Instituição que dirige tem feito na internacionalização como “fator importante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, investigadores e docentes”.
Após a assinatura do protocolo, a comitiva da UTFPR, composta não só pelo reitor, mas também pelo pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Euclides Bernardelli, e pelo responsável técnico pelas atividades de Internacionalização, que está a trabalhar diretamente com o docente do IPVC, Pedro Pinto, na área da Cibersegurança, visitou também a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) e o CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, nos Arcos de Valdevez. Encontros que “visam fomentar a cooperação nas áreas da Mecânica, Eletrónica e Energia”, esclareceu Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Internacionalização.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.