Logo
Regional

Instituto Politécnico de Viana do Castelo assina memorando com centro tecnológico de Israel

23 Junho, 2023 | 12:36
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A visita a Israel visa possíveis parceiras com as Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS e proMetheus, congéneres israelitas, assim como acolher informação sobre Centro de Investigação dedicado à Economia Azul, servindo de inspiração e exemplo para o novo Centro que o IPVC irá construir.

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, assinou um memorando de entendimento com o Centro Tecnológico “ARO – Agricultural Research Organization of Israel – The Volcani Center”.

Trata-se do principal organismo público, em Israel, a desenvolver investigação no domínio da agricultura e das ciências ambientais, composto por seis institutos especializados nas áreas das Ciências Vegetais, Ciências Animais, Proteção das Plantas, Ciências do Solo, da Água e do Ambiente, Engenharia Agrícola e Ciências da Pós-colheita e da Alimentação.

O “Volcani Center” coordena também dois outros centros de investigação, com infraestruturas que permitem testar a qualidade das sementes agrícolas. É ainda, detentor de um banco de genes para as culturas agrícolas de Israel.

O memorando agora assinado visa a promoção da cooperação científica e tecnológica entre o Politécnico de Viana do Castelo e o ARO, nos domínios da agricultura, qualidade e segurança alimentar, floresta e desenvolvimento rural.

“De forma particular, sublinha-se o interesse específico na colaboração em áreas relacionadas com a horticultura, viticultura, tecnologias pós-colheita, agricultura digital e de precisão, desenvolvimento rural e aquacultura, com o desenvolvimento, nos próximos anos, de projetos comuns”, especifica Carlos Rodrigues relativamente à assinatura do memorando que contou também com a presença de do presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista.

Em Israel, Carlos Rodrigues e Manoel Batista visitaram a Universidade de Telavive, dedicada à tecnologia agrícola e à segurança alimentar onde reuniram com o respetivo diretor, Amir Sharon.

Foi discutida a possível participação conjunta das Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade) e proMetheus (Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade), em projetos de investigação com as unidades congéneres da Universidade de Telavive, nas áreas da biologia molecular e da ecologia de comunidades vegetais, com foco nas alterações climáticas.

Na área do vinho e da vinha, foram estabelecidos contactos com a Universidade de Ariel e Eastern R&D CENTER, por intermédio do investigador Yishai Netzer, com foco nas questões relacionadas com a irrigação, gestão de recursos hídricos e conservação da água e dos solos.

Para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, foram contactos que “irão revelar-se de elevado valor no âmbito da criação do Centro de Tecnologia e Inovação do Agroambiental e Alimentação do Alto Minho, que o IPVC pretender ver o mais rapidamente possível concretizado”.

Israel “deverá servir de inspiração para o IPVC e para as empresas da região, no processo em curso de criação do Centro de Tecnologia e Inovação na área de Economia Azul” diz Carlos Rodrigues

No contexto da deslocação a Israel, foram ainda encetadas relações com o Centro Nacional de Israel de Economia Azul e Inovação, especializado no domínio das tecnologias avançadas da indústria marítima, com foco na inovação sustentável em mercados emergentes.

O Centro Tecnológico, sedeado em Haifa é o principal organismo público israelita na implementação de uma estratégia relacionada com a Economia Azul, desde 2018, reforçada pela cooperação com a União Europeia, visando a gestão sustentável dos
recursos marinhos.

Foi ainda o ponto de partida para a criação de um polo de tecnologia e inovação na região de Haifa, envolvendo as universidades, as unidades de investigação, a indústria, os portos e os organismos ambientais e comunitários, com a criação de um “cluster” para atividades empreendedoras tecnológicas no campo marítimo, que atua como incubadora para “startup´s” inovadoras no domínio das tecnologias oceânicas.

Segundo Carlos Rodrigues, este é um exemplo a ser seguido pelo Politécnico de Viana do Castelo e empresas da região.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.