Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
O investimento ascende a um milhão e 173 mil euros (acrescido de IVA), e “tem como objetivo transformar o edifício num espaço moderno, confortável e mais eficiente, com melhores condições de habitabilidade, segurança, acessibilidade e sustentabilidade”, explica o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.
A intervenção irá incidir sobre todos os quartos, cozinhas, casas de banho, zonas comuns e áreas técnicas, com melhorias profundas em toda a infraestrutura. “A empreitada constitui uma oportunidade para transformar um ambiente desgastado e envelhecido num espaço renovado e moderno, eliminando um conjunto de patologias construtivas que tem motivado o desgaste do edificado existente”, acrescenta o presidente do IPVC.
Os trabalhos terão início pela zona do refeitório e deverão estar concluídos no início do próximo ano letivo. Durante as obras, o Politécnico de Viana do Castelo assegura alojamento alternativo para os estudantes, através de protocolos com estruturas locais e a instalação temporária de contentores junto à atual residência.
Residência da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) passará a dispor de 141 camas
Carlos Rodrigues explica que o foco da empreitada está “na preservação do caráter original e único do edifício”, através de uma reabilitação que foi “cuidadosamente planeada para respeitar a sua arquitetura e os detalhes históricos. Cada uma das medidas planeadas foi meticulosamente selecionada para garantir não apenas a renovação estética, mas também a funcionalidade e a segurança do edifício.”
Serão utilizados materiais e técnicas de construção adequadas para garantir a integridade e a autenticidade da construção original, com as necessárias adaptações de forma a garantir o enquadramento à luz da legislação em vigor.
Entre as várias melhorias previstas, destacam-se a renovação das redes de águas, a substituição de revestimentos, a instalação de sistemas de controlo de acesso, a criação de uma lavandaria self-service, a reconfiguração dos espaços comuns, a instalação de proteções solares e a ampliação do refeitório. Está ainda contemplada a adaptação do elevador às normas de acessibilidade.
Com estas intervenções, a residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo passará a disponibilizar 141 camas para estudantes e 2 para visitantes, reforçando a capacidade de acolhimento da instituição numa unidade estratégica pela sua localização e ligação ao território.
Obras na residência da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) também irão arrancar em breve
A assinatura deste auto de consignação insere-se num investimento mais amplo do Politécnico de Viana do Castelo na melhoria das condições de vida e estudo da sua comunidade académica. Muito em breve será também assinado o auto de consignação para a requalificação da residência da Escola Superior de Educação, em Viana do Castelo, num investimento de 805 mil euros (acrescido de IVA), e que prevê igualmente uma intervenção profunda em termos de conforto, acessibilidade e sustentabilidade.
Construção da residência na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) já adjudicada
Simultaneamente, está já adjudicada a construção da residência estudantil na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), também em Viana do Castelo, com capacidade para 400 camas e um investimento global de 15.370.000 euros (acrescido de IVA), afirmando-se como o maior investimento em alojamento da história da instituição. A decorrer estão também as obras na residência do Centro Académico do IPVC, em Viana do Castelo.
Estas obras integram a estratégia institucional do Politécnico de Viana do Castelo para a qualificação da sua rede de residências, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos estudantes e das suas famílias, num momento em que os custos com o alojamento representam um dos principais desafios no acesso e permanência no ensino superior.
No total, o IPVC reforça assim a sua aposta na coesão territorial, na inclusão e na sustentabilidade, criando condições mais atrativas para acolher estudantes de todo o país e do estrangeiro, numa lógica de proximidade com os concelhos onde está presente.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.