Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo apresenta licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias

27 Julho, 2023 | 15:51
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Foi apresentada, esta quarta-feira, a licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

“Queremos construir para manter as tradições, que enaltecem o que somos como povo, acrescentando inovação, qualidade e profissionalismo. Estamos a contribuir para marcar a diferença na melhoria significativa da qualidade dos serviços e na preservação do património gastronómico, paisagístico e cultural”. Foi desta forma que a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, apresentou o novo curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Turismo de Portugal.

A apresentação do novo curso decorreu esta quarta-feira, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, com a presença de dezenas de empresários do ramo turístico e gastronómico, assim como com a presença de várias confrarias, num sinal inequívoco do apoio e da confiança que o tecido empresarial e turístico tem no ensino superior público ministrado no Politécnico de Viana do Castelo.

Nova licenciatura entra em funcionamento no ano letivo 2023/24

A nova licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC, a única a norte do país e a segunda em todo o território nacional, entra em funcionamento já no próximo ano letivo. Refira-se que o período de candidaturas ao Ensino Superior está já a decorrer e prolonga-se até 7 de agosto.

Com a nova licenciatura, juntamente com a que também irá avançar no ano letivo 2023/24 na Escola Superior de Educação, em Artes e Cinema Digital, o Politécnico de Viana do Castelo passa a somar 26 licenciaturas acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. e é isso que esta licenciatura traz”

“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. E é isto que este curso em Gastronomia e Artes Culinárias pretende fazer, qualificar e capacitar pessoas para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente na cozinha, serviços em ambientes gastronómicos, críticos ou organizadores de eventos gastronómicos, mas também na consultoria de gestão e na consultoria de inovação e comunicação em gastronomia, bem como no desempenho de funções no setor do turismo gastronómico”, destaca Ana Paula Vale.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.