A par da Conferência Internacional, o Politécnico de Viana do Castelo abre também as portas à Escola Avançada de Inteligência Artificial. Os dois eventos, a decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, irão reunir especialistas, investigadores e profissionais de renome nacional e internacional, criando um espaço privilegiado para a discussão e o avanço dos mais recentes desenvolvimentos na área.
Numa altura em que a Inteligência Artificial é temática central e incontornável na agenda mediática, social, empresarial e até política e que a União Europeia tomou a dianteira a nível mundial e avançou com o primeiro Regulamento sobre Inteligência Artificial, o Politécnico de Viana do Castelo, enquanto instituição de ensino superior atenta e empenhada em munir-se das melhores ferramentas a colocar à disposição de toda a comunidade académica, acolhe, já no início de setembro, a 23.ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial – EPIA 2024 e a Escola Avançada de Inteligência Artificial – EAIA 2024.
A iniciativa, que irá contar com a participação de alguns dos mais renomados especialistas, investigadores e profissionais da área a nível nacional e internacional, decorre de 2 a 6 de setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
Reconhecimento da comunidade e uma oportunidade de estabelecer parcerias | as razões que levaram à escola do IPVC para a coorganização do evento
Promovida pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), esta Conferência Internacional, anteriormente designada de Encontro Português de Inteligência Artificial, é já um evento “bem estabelecido e de renome na área”. Pedro Moreira, docente da ESTG-IPVC e membro da comissão organizadora, fala do repto lançado ao Politécnico de Viana do Castelo pela APPIA: “O desafio que nos foi formulado para coorganizar este evento, conjuntamente com a UM, é, por um lado, o reconhecimento da comunidade e, por outro, uma oportunidade de estabelecer parcerias e rede com diversas instituições e investigadores, processo fundamental para o desenvolvimento da nossa investigação no laboratório do IPVC, o Adit-LAB – Laboratório Aplicado de Transformação Digital.”
Embora não seja uma Conferência dedicada à temática da educação/ensino, Pedro Moreira afirma que existirão “contributos originais”, que poderão ter aplicação nas diversas dimensões de atuação das instituições de ensino.
180 investigadores de 30 nacionalidades
A Conferência Internacional de Inteligência Artificial (de 4 a 6 de setembro) é um fórum de excelência para investigadores, académicos e profissionais de todo o mundo se reunirem e debaterem os avanços mais recentes e as tendências emergentes na área da Inteligência Artificial. A programação inclui uma variedade de sessões temáticas, apresentações de trabalhos científicos, painéis de discussão e simpósios, promovendo um ambiente de troca de ideias e networking.
No EPIA serão apresentados 94 artigos completos e 15 posters, para além de três sessões com especialistas renomados:
Já a Escola Avançada de Inteligência Artificial (dias 2 e 3 de setembro) define-se como uma plataforma educacional de excelência, com workshops e cursos intensivos, orientados por especialistas da área e desenhados para aprofundar os conhecimentos dos participantes, entre eles estudantes e investigadores, em temas avançados de Inteligência Artificial, oferecendo uma oportunidade única de desenvolvimento científico e profissional.
Para os dois eventos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) irá acolher cerca de 180 investigadores, oriundos de perto de 30 nacionalidades.
Além destas duas iniciativas, o programa contempla ainda uma mesa-redonda aberta à comunidade, permitindo uma interação direta entre a investigação e o setor empresarial. A iniciativa, dedicada ao tema “Inteligência Artificial na Sociedade: Oportunidades e Desafios”, irá decorrer na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, dia 4, às 17h30. Trata-se de uma oportunidade para fomentar a colaboração e a partilha de ideias, envolvendo stakeholders locais e destacando o impacto da Inteligência Artificial no desenvolvimento económico e social da região.
A par do Politécnico de Viana do Castelo, a organização do evento conta com a colaboração da Universidade do Minho, da Unidade de Invstigação do Adit-LAB do IPVC, do Centro de Investigação Algoritmi e do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (UM).
Mais informações em epia2024.pt.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.