Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo abre Licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha

30 Março, 2023 | 11:59
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo é a segunda instituição de ensino superior a ministrar a licenciatura em Gastronomia e Artes daCozinha. O novo curso vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo (2023/24), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Viana do Castelo, em articulação com a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A par de Gastronomia e Artes da Cozinha, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre também licenciatura em Artes e Cinema Digital, que irá funcionar na Escola Superior de Educação, e dois CTeSP: um em Turismo da Gastronomia e Vinhos (na Escola Superior de Tecnologia e Gestão) e em Artes e Fabricação Digital (na Escola Superior de Educação).

O Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, preocupação em oferecer oferta formativa diversificada, inovadora, profissionalizante e permanentemente ajustada às necessidades do mercado, aos seus ofícios e ao desenvolvimento da comunidade. O curso de licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha apresenta-se como um curso com diferentes saídas profissionais e em áreas de elevada empregabilidade.

A licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha visa formar profissionais capazes de atuar em campos que vão muito além das quatro paredes de uma cozinha, entrando no mundo da crítica gastronómica e da organização de eventos gastronómicos, da comercialização, identificação e desenvolvimento de técnicas e sistemas de produção e elaboração culinária. A par da verificação e certificação de controlo e qualidade, a nova licenciatura irá também capacitar profissionais para atuarem nas áreas da consultadoria, animação turística (enoturismo e turismo gastronómico) e desenvolvimento de propostas comerciais inovadoras no campo da culinária e da gastronomia.

De cariz fortemente prático, a formação irá capacitar para a autonomia, a criatividade e a autoaprendizagem, incentivando, ainda, ao empreendedorismo, à mobilidade e à empregabilidade.

CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos

A par da licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha, o Politécnico de Viana do Castelo conta também com um CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos, a funcionar principalmente na sub-região dos Vinhos Verdes de Monção e Melgaço. O CTeSP conta com contributos de vários agentes do setor público e privado, entre os quais, representantes de empresas turísticas, quintas produtoras de vinho e municípios.

Pretende-se que os formandos obtenham competências para compreender o processo de produção e comercialização do vinho e que desenvolvam e implementem, de forma sustentável, propostas diversificadas e inovadoras no campo da gastronomia e vinhos, assentes em valores culturais com atratividade turística. Os estudantes serão também capazes de conhecer as tendências da procura do turismo cultural, touring e enogastronomia.

Politécnico de Viana do Castelo avança também com licenciatura em Artes e Cinema Digital, com o propósito de dar resposta aos anseios dos futuros estudantes do ensino superior, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo avança também com uma licenciatura em Artes e Cinema Digital no próximo ano letivo, que irá funcionar na Escola Superior de Educação, em Viana do
Castelo, e afigura-se como um curso com diferentes saídas profissionais, em áreas de elevada empregabilidade. Conta com um ciclo de estudos que alia as artes visuais e plásticas ao cinema e ao audiovisual, num contacto próximo com instituições e profissionais das artes e do cinema, através de várias parcerias locais e nacionais.

A licenciatura em Artes e Cinema Digital pretende formar criadores e profissionais qualificados, capazes de propor soluções inovadoras e de dar respostas ajustadas às solicitações do mercado, envolvendo a comunidade e participando ativamente no espaço social e cultural através do desenvolvimento de projetos a nível local, nacional ou internacional.

Entre as saídas profissionais, destacam-se técnicos de nível intermédio das atividades culturais artísticas; técnicos de
audiovisual; criadores de Motion Graphics; assistentes de produção; criadores de conteúdos para comunicação audiovisual; gestores de projetos audiovisual; produtores e programadores.

Novo CTeSP em Artes e Fabricação Digital

Na Escola Superior de Educação vai também funcionar um novo CTeSP, em Artes e Fabricação Digital, curso que assenta numa proposta transversal e inovadora, ao cruzar a experimentação, as técnicas e os modos de fazer da arte, com a criação e a fabricação digital.

Muitas das tecnologias tradicionais da criação artística (serigrafia, gravura, escultura, cerâmica, entre outras) podem incluir nos seus modos de operação as artes digitais e os processos de fabricação computacionais. Esta ligação pode ser feita tanto ao nível da
criação e da conceção (arte generativa, variação paramétrica, criatividade digital), como em termos da sua concretização (CNC, laser cutters, impressão 3d, eletrónica, etc.). Ou seja, existe um enorme potencial de inovação no cruzamento destas áreas que ainda não está suficientemente explorado e que, através desta nova formação, os novos alunos poderão conhecer.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.