Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo abre Licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha

30 Março, 2023 | 11:59
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo é a segunda instituição de ensino superior a ministrar a licenciatura em Gastronomia e Artes daCozinha. O novo curso vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo (2023/24), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Viana do Castelo, em articulação com a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A par de Gastronomia e Artes da Cozinha, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre também licenciatura em Artes e Cinema Digital, que irá funcionar na Escola Superior de Educação, e dois CTeSP: um em Turismo da Gastronomia e Vinhos (na Escola Superior de Tecnologia e Gestão) e em Artes e Fabricação Digital (na Escola Superior de Educação).

O Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, preocupação em oferecer oferta formativa diversificada, inovadora, profissionalizante e permanentemente ajustada às necessidades do mercado, aos seus ofícios e ao desenvolvimento da comunidade. O curso de licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha apresenta-se como um curso com diferentes saídas profissionais e em áreas de elevada empregabilidade.

A licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha visa formar profissionais capazes de atuar em campos que vão muito além das quatro paredes de uma cozinha, entrando no mundo da crítica gastronómica e da organização de eventos gastronómicos, da comercialização, identificação e desenvolvimento de técnicas e sistemas de produção e elaboração culinária. A par da verificação e certificação de controlo e qualidade, a nova licenciatura irá também capacitar profissionais para atuarem nas áreas da consultadoria, animação turística (enoturismo e turismo gastronómico) e desenvolvimento de propostas comerciais inovadoras no campo da culinária e da gastronomia.

De cariz fortemente prático, a formação irá capacitar para a autonomia, a criatividade e a autoaprendizagem, incentivando, ainda, ao empreendedorismo, à mobilidade e à empregabilidade.

CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos

A par da licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha, o Politécnico de Viana do Castelo conta também com um CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos, a funcionar principalmente na sub-região dos Vinhos Verdes de Monção e Melgaço. O CTeSP conta com contributos de vários agentes do setor público e privado, entre os quais, representantes de empresas turísticas, quintas produtoras de vinho e municípios.

Pretende-se que os formandos obtenham competências para compreender o processo de produção e comercialização do vinho e que desenvolvam e implementem, de forma sustentável, propostas diversificadas e inovadoras no campo da gastronomia e vinhos, assentes em valores culturais com atratividade turística. Os estudantes serão também capazes de conhecer as tendências da procura do turismo cultural, touring e enogastronomia.

Politécnico de Viana do Castelo avança também com licenciatura em Artes e Cinema Digital, com o propósito de dar resposta aos anseios dos futuros estudantes do ensino superior, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo avança também com uma licenciatura em Artes e Cinema Digital no próximo ano letivo, que irá funcionar na Escola Superior de Educação, em Viana do
Castelo, e afigura-se como um curso com diferentes saídas profissionais, em áreas de elevada empregabilidade. Conta com um ciclo de estudos que alia as artes visuais e plásticas ao cinema e ao audiovisual, num contacto próximo com instituições e profissionais das artes e do cinema, através de várias parcerias locais e nacionais.

A licenciatura em Artes e Cinema Digital pretende formar criadores e profissionais qualificados, capazes de propor soluções inovadoras e de dar respostas ajustadas às solicitações do mercado, envolvendo a comunidade e participando ativamente no espaço social e cultural através do desenvolvimento de projetos a nível local, nacional ou internacional.

Entre as saídas profissionais, destacam-se técnicos de nível intermédio das atividades culturais artísticas; técnicos de
audiovisual; criadores de Motion Graphics; assistentes de produção; criadores de conteúdos para comunicação audiovisual; gestores de projetos audiovisual; produtores e programadores.

Novo CTeSP em Artes e Fabricação Digital

Na Escola Superior de Educação vai também funcionar um novo CTeSP, em Artes e Fabricação Digital, curso que assenta numa proposta transversal e inovadora, ao cruzar a experimentação, as técnicas e os modos de fazer da arte, com a criação e a fabricação digital.

Muitas das tecnologias tradicionais da criação artística (serigrafia, gravura, escultura, cerâmica, entre outras) podem incluir nos seus modos de operação as artes digitais e os processos de fabricação computacionais. Esta ligação pode ser feita tanto ao nível da
criação e da conceção (arte generativa, variação paramétrica, criatividade digital), como em termos da sua concretização (CNC, laser cutters, impressão 3d, eletrónica, etc.). Ou seja, existe um enorme potencial de inovação no cruzamento destas áreas que ainda não está suficientemente explorado e que, através desta nova formação, os novos alunos poderão conhecer.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.