O Politécnico de Viana do Castelo foi considerado o terceiro local de trabalho mais saudável do país. Os vencedores da quinta edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, foram conhecidos esta semana, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.
Os prémios foram divididos entre grandes, médias e micro e pequenas empresas. O Politécnico de Viana do Castelo recebeu o galardão na categoria de grandes empresas.
O IPVC obteve, ainda, o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, que corresponde ao patamar mais elevado atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses neste prémio.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, referiu que o prémio agora atribuído vem no seguimento de uma “aposta institucional” do Politécnico de Viana do Castelo em trabalhar para que a instituição tenha colaboradores mais felizes e, consequentemente, profissionais mais produtivos e envolvidos com a identidade do IPCV. “Este prémio vem reconhecer o esforço que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito em pilares fundamentais como a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal de todos os seus colaboradores. O IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado”, afirmou Carlos Rodrigues.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo salientou, ainda, que o IPVC foi “a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.”
Já o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, espera que as instituições premiadas sirvam de “exemplo a seguir” pelas demais.

Os Prémios Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis são atribuídos a cada dois anos, com o objetivo de “reconhecer e distinguir as organizações que contribuam para o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho”.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.