O Politécnico de Viana do Castelo foi considerado o terceiro local de trabalho mais saudável do país. Os vencedores da quinta edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, foram conhecidos esta semana, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.
Os prémios foram divididos entre grandes, médias e micro e pequenas empresas. O Politécnico de Viana do Castelo recebeu o galardão na categoria de grandes empresas.
O IPVC obteve, ainda, o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, que corresponde ao patamar mais elevado atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses neste prémio.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, referiu que o prémio agora atribuído vem no seguimento de uma “aposta institucional” do Politécnico de Viana do Castelo em trabalhar para que a instituição tenha colaboradores mais felizes e, consequentemente, profissionais mais produtivos e envolvidos com a identidade do IPCV. “Este prémio vem reconhecer o esforço que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito em pilares fundamentais como a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal de todos os seus colaboradores. O IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado”, afirmou Carlos Rodrigues.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo salientou, ainda, que o IPVC foi “a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.”
Já o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, espera que as instituições premiadas sirvam de “exemplo a seguir” pelas demais.

Os Prémios Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis são atribuídos a cada dois anos, com o objetivo de “reconhecer e distinguir as organizações que contribuam para o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho”.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.