O Politécnico de Viana do Castelo foi considerado o terceiro local de trabalho mais saudável do país. Os vencedores da quinta edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, foram conhecidos esta semana, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.
Os prémios foram divididos entre grandes, médias e micro e pequenas empresas. O Politécnico de Viana do Castelo recebeu o galardão na categoria de grandes empresas.
O IPVC obteve, ainda, o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, que corresponde ao patamar mais elevado atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses neste prémio.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, referiu que o prémio agora atribuído vem no seguimento de uma “aposta institucional” do Politécnico de Viana do Castelo em trabalhar para que a instituição tenha colaboradores mais felizes e, consequentemente, profissionais mais produtivos e envolvidos com a identidade do IPCV. “Este prémio vem reconhecer o esforço que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito em pilares fundamentais como a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal de todos os seus colaboradores. O IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado”, afirmou Carlos Rodrigues.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo salientou, ainda, que o IPVC foi “a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.”
Já o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, espera que as instituições premiadas sirvam de “exemplo a seguir” pelas demais.

Os Prémios Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis são atribuídos a cada dois anos, com o objetivo de “reconhecer e distinguir as organizações que contribuam para o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho”.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.