A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira, 7 de outubro, no Porto e em Braga, dois homens fortemente indiciados pela coautoria de dezenas de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais. Os montantes envolvidos, dispersos por um total de 16 contas bancárias, poderão ascender a vários milhões de euros, embora o valor total ainda esteja a ser apurado.
Segundo a investigação, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Guarda, o esquema criminoso envolvia a utilização de métodos fraudulentos relacionados com investimentos em criptomoedas, burlas através de Mbway, esquemas de colocação de “likes” em redes sociais e execução de tarefas em operações bancárias fraudulentas.
Até ao momento, os investigadores conseguiram identificar cerca de 4 mil operações de dissipação de fundos ligadas a oito contas bancárias, num total estimado de 1,5 milhões de euros. Ainda falta apurar o valor envolvido nas restantes contas.
A operação afetou aproximadamente 1.500 vítimas, maioritariamente residentes no estrangeiro.
Os detidos, com 26 e 42 anos, vão ser apresentados ao tribunal para o primeiro interrogatório judicial, de forma a serem aplicadas as medidas de coação consideradas adequadas.
O inquérito está a cargo do Ministério Público da Guarda e a investigação continua em curso.
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.
Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.
Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.