Logo
Nacional

Policia Judiciaria deteve dois homens por Burla e Branqueamento de milhões de euros

9 Outubro, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira, 7 de outubro, no Porto e em Braga, dois homens fortemente indiciados pela coautoria de dezenas de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais. Os montantes envolvidos, dispersos por um total de 16 contas bancárias, poderão ascender a vários milhões de euros, embora o valor total ainda esteja a ser apurado.

Segundo a investigação, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Guarda, o esquema criminoso envolvia a utilização de métodos fraudulentos relacionados com investimentos em criptomoedas, burlas através de Mbway, esquemas de colocação de “likes” em redes sociais e execução de tarefas em operações bancárias fraudulentas.

Até ao momento, os investigadores conseguiram identificar cerca de 4 mil operações de dissipação de fundos ligadas a oito contas bancárias, num total estimado de 1,5 milhões de euros. Ainda falta apurar o valor envolvido nas restantes contas.

A operação afetou aproximadamente 1.500 vítimas, maioritariamente residentes no estrangeiro.

Os detidos, com 26 e 42 anos, vão ser apresentados ao tribunal para o primeiro interrogatório judicial, de forma a serem aplicadas as medidas de coação consideradas adequadas.

O inquérito está a cargo do Ministério Público da Guarda e a investigação continua em curso.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Outubro, 2025

Autárquicas: Luís Nobre celebra reeleição e agradece confiança dos vianenses

O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.

Política 13 Outubro, 2025

Autárquicas: “O povo perdeu com 32 anos de compadrio”, diz Eduardo Teixeira

Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.

Política 13 Outubro, 2025

Autárquicas: Paulo de Morais assume derrota e promete oposição leal na Câmara de Viana do Castelo

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.

Regional 13 Outubro, 2025

Autárquicas: PSD domina no Alto Minho e destrona PS em várias Câmaras Municipais

O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.

Nacional 13 Outubro, 2025

Autárquicas: PSD vence mais câmaras no país e reconquista presidência da ANMP

O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.

Política 13 Outubro, 2025

Autárquicas: Luís Nobre mantém liderança da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.

Política 13 Outubro, 2025

Autárquicas: Vasco Ferraz reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima com maioria absoluta

Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.