Logo
Regional

Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda apresentado

8 Setembro, 2022 | 12:43
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um dos maiores santuários Marianos do Minho e da Zona da Galiza e conta já com mais de 800 anos de culto mariano, sendo por isso um local de referência no concelho e de grande atenção por parte do Município de Arcos de Valdevez.

Decorreu, no passado dia 03 de setembro, na Peneda, a apresentação pública do Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda e a celebração de um protocolo entre o Município e a Confraria de N. Sra. da Peneda, no valor de 19 500 euros, de apoio à comparticipação dos encargos com a produção, dinamização e divulgação de eventos culturais e religiosos, com destaque para a Romaria de N.ª Sr.ª da Peneda, bem como a gestão, funcionamento e promoção do Posto de Informação e Turismo, do Espaço GeoValdevez e do Abrigo de Montanha da Peneda.

O Plano de Valorização da Peneda  prevê a realização de diversas intervenções, ao nível do edificado e do espaço público da área do santuário, nomeadamente na reabilitação do templo e envolvente; na reabilitação da área a norte do templo; na reabilitação do acesso e do grande terreiro e entrada; na reabilitação do escadório das virtudes e da via sacra e das capelas; na requalificação da área de lazer; na colocação de guardas de segurança; no reforço da sinalética interpretativa, no controlo de infestantes em faixa de proteção e na acessibilidade digital. 

Em todas intervenções propostas será respeitada a linguagem arquitetónica e paisagística. Pretende-se que as soluções, tenham o mínimo impacto em toda a envolvente e arquitetura existente, possibilitando a multifuncionalidade de intervenção nas várias operações a implementar.

Este plano de valorização será desenvolvido em parceria com várias entidades locais, regionais e nacionais, terá varias fases de execução e é pretensão de que seja concretizado com recursos a fundos comunitários. 

Com a execução deste plano pretende-se conservar e valorizar o património cultural e natural, promover e dinamizar o turismo, o comércio e os produtos locais, e contribuir para a criação de emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas e investimento.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.