Um incentivo ao associativismo agrícola e a criação de um serviço de apoio à produção agropecuária são algumas das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Agrário de Valença a desenvolver até 2029.
Segundo a autarquia do distrito de Viana do Castelo, com este documento o concelho passa a ter, “pela primeira vez, um instrumento rigoroso de diagnóstico do território agrícola do concelho, identificando as prioridades imediatas”.
O plano prevê ainda, entre outras “linhas de atuação”, a “criação da sub-região vitivinícola do Minho Atlântico, a criação de cadeias curtas de produtos e a aposta na promoção dos produtos locais através de uma campanha de ‘marketing’ territorial e de gestão da água, que a Câmara Municipal pretende implementar de imediato”.
O documento, apresentado na quinta-feira, nos Paços do Concelho, “pretende promover uma economia de base rural como alavanca para o desenvolvimento integrado do concelho”, identificando, “em todas as freguesias, os recursos e os potenciais endógenos assentes nas atividades económicas e dinâmicas agrícola, florestal, agroalimentar e rural”.
Aponta ainda “as dinâmicas favorecedoras de novas oportunidades para os produtos e serviços tradicionais, assim como o incentivo à cooperação, ao associativismo e ao trabalho em rede entre agricultores, Câmara e demais atores rurais do território”.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.