Pedro Pablo Pichardo sagrou-se esta sexta-feira campeão mundial do triplo salto, ao conquistar o ouro nos Mundiais de Atletismo Tóquio2025, com um salto de 17,91 metros — a sua melhor marca do ano. O atleta português, de 32 anos, volta assim a brilhar no Estádio Olímpico da capital japonesa, o mesmo palco onde se consagrou campeão olímpico em 2021.
Este é o segundo título mundial consecutivo de Pichardo, que já tinha vencido em Oregon2022. Com este feito, torna-se o único português com dois títulos de campeão do mundo de atletismo, juntando-se ainda ao restrito grupo de atletas nacionais que conquistaram duas medalhas em Mundiais, ao lado de Carla Sacramento e João Vieira.
A medalha de ouro foi garantida no sexto e último salto da final, com um salto de 17,91 metros, superando o italiano Andrea Dallavalle, vice-campeão europeu em Munique2022, que ficou com a prata, e o cubano Lázaro Martínez, medalha de bronze com 17,49 metros.
A conquista de Pichardo representa a 25.ª medalha portuguesa em Campeonatos do Mundo de Atletismo e a segunda medalha lusa nesta edição do Mundial de Tóquio, depois da vitória de Isaac Nader nos 1.500 metros.
Pedro Pablo Pichardo reforça assim o seu estatuto de referência maior do atletismo nacional e internacional, numa carreira marcada pela consistência, talento e conquistas ao mais alto nível.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
O Partido Socialista de Monção confirmou a eleição de dois vereadores, Sandra Caldas e David Domingues, na sequência das eleições realizadas no passado dia 26 de outubro, na freguesia de Lara.
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.