A pesca da sardinha reabriu, na segunda-feira, cerca de quatro meses após ter encerrado, e Portugal conta com uma quota de 34.406 toneladas para este ano.
Segundo um despacho, publicado em Diário da República, a pesca da sardinha reabre hoje, mas mantêm-se alguns limites.
A pesca da sardinha, no Golfo da Biscaia (Meridional) e em Águas Portuguesas (Orientais), é gerida por Portugal e Espanha, com recurso a um plano plurianual.
Para 2025, o limite é de 51.738 toneladas e Portugal fica com 66,5% destas (34.406 toneladas).
Foram ainda definidos períodos nos quais não é possível capturar, descarregar ou colocar à venda sardinha para além dos limites apontados.
A partir das 00h00 de segunda-feira, as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros têm um limite de 1.800 quilogramas (kg) ou 80 cabazes.
Já para as embarcações com comprimento superior a nove metros e inferior ou igual a 16 metros o máximo é de 3.150 kg (140 cabazes), enquanto para as embarcações com comprimento superior a 16 metros é de 4.500 quilos (200 cabazes).
Por sua vez, a partir das 00h00 de 05 de maio, as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros têm um limite de 2.250 kg (100 cabazes).
Com mais de nove e menos de 16 metros, o máximo é de 3.938 kg (175 cabazes) e para as embarcações com comprimento superior a 16 metros é de 5.625 kg (250 cabazes).
Desde as 00h00 de 02 de junho, o limite é de 2.700 kg (120 cabazes) para embarcações com comprimento inferior ou igual a nove metros, de 4.725 kg (210 cabazes) para embarcações com mais de nove metros e 16 ou menos metros e de 6.750 kg (300 cabazes) para embarcações com comprimento superior a 16 metros.
Em dias de feriado nacional é interdita a captura, manutenção a bordo, descarga e venda de sardinha.
É também proibida a transferência de sardinha para uma lota diferente da correspondente ao porto de descarga, bem como uma mesma embarcação descarregar em mais de um porto durante cada dia.
A pesca da sardinha tinha encerrado em 04 de dezembro.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.