A pesca da sardinha reabriu, na segunda-feira, cerca de quatro meses após ter encerrado, e Portugal conta com uma quota de 34.406 toneladas para este ano.
Segundo um despacho, publicado em Diário da República, a pesca da sardinha reabre hoje, mas mantêm-se alguns limites.
A pesca da sardinha, no Golfo da Biscaia (Meridional) e em Águas Portuguesas (Orientais), é gerida por Portugal e Espanha, com recurso a um plano plurianual.
Para 2025, o limite é de 51.738 toneladas e Portugal fica com 66,5% destas (34.406 toneladas).
Foram ainda definidos períodos nos quais não é possível capturar, descarregar ou colocar à venda sardinha para além dos limites apontados.
A partir das 00h00 de segunda-feira, as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros têm um limite de 1.800 quilogramas (kg) ou 80 cabazes.
Já para as embarcações com comprimento superior a nove metros e inferior ou igual a 16 metros o máximo é de 3.150 kg (140 cabazes), enquanto para as embarcações com comprimento superior a 16 metros é de 4.500 quilos (200 cabazes).
Por sua vez, a partir das 00h00 de 05 de maio, as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros têm um limite de 2.250 kg (100 cabazes).
Com mais de nove e menos de 16 metros, o máximo é de 3.938 kg (175 cabazes) e para as embarcações com comprimento superior a 16 metros é de 5.625 kg (250 cabazes).
Desde as 00h00 de 02 de junho, o limite é de 2.700 kg (120 cabazes) para embarcações com comprimento inferior ou igual a nove metros, de 4.725 kg (210 cabazes) para embarcações com mais de nove metros e 16 ou menos metros e de 6.750 kg (300 cabazes) para embarcações com comprimento superior a 16 metros.
Em dias de feriado nacional é interdita a captura, manutenção a bordo, descarga e venda de sardinha.
É também proibida a transferência de sardinha para uma lota diferente da correspondente ao porto de descarga, bem como uma mesma embarcação descarregar em mais de um porto durante cada dia.
A pesca da sardinha tinha encerrado em 04 de dezembro.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.