Logo
Música

Pelo menos 17 festivais de música um pouco por todo o país

19 Julho, 2024 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

Já hoje começa, perto da praia do Meco, no concelho de Sesimbra, um dos mais antigos festivais portugueses de música. O Super Bock Super Rock (SBSR) cumpre até sábado a 28.ª edição, com um cartaz entre o rock e o hip-hop.

A estreia ao vivo em Portugal dos italianos Måneskin e do ‘rapper’ norte-americano 21 Savage e o regresso aos palcos dos portugueses Mind Da Gap estão entre os destaques desta edição, cujo cartaz inclui também o ‘rapper’ britânico Stormzy, os norte-americanos Vulfpeck, Aminé e Tom Morello (vencedor do Prémio Woody Guthrie 2024), e os portugueses Capitão Fausto, Slow J e New Max, entre outros.

Na sexta-feira, mais a norte, em Vila Nova de Gaia, começa o festival Marés Vivas, onde até domingo irão atuar bandas e artistas estrangeiros, como Take That, James Arthur, Snow Patrol e Ben Harper, e portugueses, entre os quais António Zambujo, Ornatos Violeta, D´ZRT, Marisa Liz e Mundo Segundo com convidados.

Não muito longe, em Amarante, acontece entre sexta-feira e domingo o Mimo, cinco anos depois da última edição naquela cidade.

O festival, de entrada gratuita, apresenta um cartaz mais virado para as músicas do mundo, do qual fazem parte o rapper brasileiro Marcelo D2, o cantor português Dino D’Santiago, a cantora e guitarrista maliana Fatoumata Diawara e o músico nigeriano Femi Kuti, que se apresenta com os The Positive Force.

A chamada ‘world music’ é também o foco do Festival Músicas do Mundo, que acontece em Sines e em Porto Covo, no Alentejo, a partir de sábado e até 27 de julho.

Entre os artistas convidados para Porto Covo (dias 20 a 22) e Sines (dias 23 a 27) estão a cantora e atual ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes (que atua dia 24), a cantora e compositora brasileira Ana Frango Elétrico, os portugueses Cara de Espelho, JP Simões (a cantar José Mário Branco), Prétu (um projeto do rapper Xullaji) e Salvador Sobral, os cabo-verdianos Ferro Gaita e Mayra Andrade e os moçambicanos Moticoma.

Na sexta-feira, em Cascais, decorre o terceiro dia da edição deste ano do festival CoolJazz, que se realiza ao longo do mês de julho no Hipódromo Manuel Possolo e no Parque Marechal Carmona.

O terceiro dia do festival é totalmente dedicado à música portuguesa, com o palco principal a acolher Dino D’Santiago e Maro, e o segundo palco o Rogério Pitomba Trio e um DJ set de Progressivu.

O CoolJazz tem também DJ sets aos domingos, nos jardins do Museu das Histórias, de entrada gratuita. Este domingo, a música estará a cargo da radialista Vanda Miranda.

Na Área Metropolitana de Lisboa acontece ainda o Festival do Maio, no Seixal.

Na sexta-feira e no sábado, para relembrar que a cantiga é uma arma, atuam no festival o cantor francês Manu Chao, a banda espanhola Eskorzo, o rapper brasileiro Marcelo D2 e músico português Eu.Clides.

Nos mesmos dias, acontece aquele que é considerado o maior festival de música da Madeira, o Summer Opening.

No segundo fim de semana da 10.ª edição do festival, que se realiza no Funchal, atuam Da Weasel, Veigh, Ivandro, Julinho KSD, Zarco e Beatbombers, Noia, GMO, Marlokov, Milky Chance, Van Zee, Pedro Mafama, Maya Blandy e Nuno Lopes, Zen Baboon, Jay Camara e Vitor Batista.

Ainda na sexta-feira e no sábado, em Mora, no distrito de Évora, realiza-se o Festival Sons do Rio, no qual vão atuar Carlos Maria Trindade, Luísa Sobral e Buba Espinho.

Também no Alentejo, em Évora, começa hoje o segundo momento do festival EA Live. Até sábado, atuam nas vinhas da Adega Cartuxa, na Quinta de Valbom, Miguel Araújo, que terá como convidado especial António Zambujo, Mariza e os GNR.

Bastante mais a norte, em Vila Nova de Famalicão, acontece a 9.ª edição do festival Laurus Nobilis.

Entre sexta-feira e domingo a freguesia do Louro vai receber nomes do metal internacional como os polacos Vader, os finlandeses Wolfheart e Bloody Falls, os gregos Septicflesh e os italianos Hideous Divinity, além de um largo contingente nacional, liderado por Moonspell e pelos locais Godiva.

Não muito longe, na Barragem de Penide, em Barcelos, realiza-se na sexta-feira e no sábado a 1.ª edição do Gate 13 Festival, dedicado à música eletrónica, que apresenta um cartaz com nomes como Øtta, Natia, Luciid, Sita Abellan e CLTX.

Mais a sul, entre sexta-feira e domingo, acontece o festival Ti Milha, na Ilha, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, com um cartaz que inclui Branko, Fogo Fogo e Scúru Fitchádu.

Ainda no Centro do país, mas um pouco mais a norte, a Praia de Quiaios, na Figueira da Foz, acolhe entre hoje e sábado o Woodrock Festival, que apresenta um cartaz com bandas como Maquina, Them Flying Monkeys, Lúcifer, Weedeater e Sinoptik.

Também no Centro, neste fim de semana chega ao fim a 12.ª edição do “Que Jazz é este?”, em Viseu, que começou a 30 de junho.

Pelos palcos do parque Aquilino Ribeiro, do Teatro Viriato, do Museu Nacional Grão Vasco, da Casa do Miradouro e do Carmo 81 vão passar, no sábado e no domingo, Mäe Defays, o projeto Nils Berg Cinemascope, Sara Serpa e André Matos, que se apresenta em quarteto, com John O’Gallagher e João Pereira, Luís Vicente Trio, Ilda e o projeto Axes, do compositor e saxofonista João Mortágua.

Continuando na música jazz, os Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, acolhem entre hoje e domingo a 14.ª edição do Porta-Jazz ao Relento, com atuações do quarteto do contrabaixista Nuno Campos, do guitarrista Mané Fernades, do projeto Axes e do quarteto Godua. Os espetáculos são de acesso gratuito.

Em Coimbra, está a decorrer o 15.º festival Artes Quebra Jazz, que a partir de hoje, e este fim de semana, apresenta espetáculos de Mário Laginha e Pedro Burmester, Mano a Mano (André e Bruno Santos) e Marta Pereira da Costa com António Fonseca.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.

Desporto 27 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Grande Prémio do Júri na Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”

A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.