Logo
Regional

PCP assinala nascimento de Álvaro Cunhal em Viana do Castelo

10 Novembro, 2023 | 10:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O PCP vai assinalar, esta sexta-feira, 10 de novembro, o 110º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal, em Viana do Castelo.

O Partido Comunista Português realiza, às 18h00, a sessão “O Comunismo hoje e amanhã – A atualidade do legado de Álvaro Cunhal”, na SIRSA, Sociedade de Instrução, de Recreio e Social Areosense, na freguesia de Areosa, com a presença de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.

Na sessão será ainda possível adquirir, entre outras obras, o recém lançado VII Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, editado pelas Edições Avante!, em que se poderá consultar “A Revolução Portuguesa – O Passado e o Futuro” e outros artigos, entrevistas à comunicação social (nacional e estrangeira) e discursos em comícios e iniciativas do PCP.

Recorde-se que há 30 anos, Álvaro Cunhal participou numa conferência, em Ponte da Barca, sob o tema “O Comunismo hoje e amanhã”. 30 anos depois, por ocasião dos 110 anos do seu nascimento, o PCP realiza uma sessão evocativa da atualidade do seu legado.

Álvaro Cunhal nasceu em Coimbra a 10 de novembro de 1913, na freguesia da Sé Nova. Era o terceiro de quatro irmãos. A família mudou-se para Seia quando Cunhal tinha três anos. Aí, não frequenta a escola primária, dada a violência dos professores, e passa a estudar no próprio lar com o pai, que era advogado e escritor, e desde 1918 exercia o cargo de administrador do concelho.

Após mudar-se para Lisboa em 1924, fez o exame de admissão ao Liceu Pedro Nunes. Em 1929, transferiu-se para o Liceu Camões. Jogava futebol como ponta-direita, xadrez, damas, cartas, e praticava atletismo, além de tomar parte da publicação de livros infantis. O que ganhou do atletismo ser-lhe-ia útil ao passar à clandestinidade, pois tinha de percorrer milhares de quilómetros de bicicleta para falar com pessoas do partido.

Acabou o liceu com uma média de 13 valores, e entrou na Universidade de Lisboa, no curso de Direito em 1931, pouco após dos dezoito anos. Aqui tem o primeiro contacto com o Marxismo, e um contacto paulatino com o Partido Comunista Português (PCP) através de livros e jornais. No PCP, teve como principal referência política e mentor Bento Gonçalves.

Cunhal declara-se comunista aos dezassete anos, e contacta o PCP através das organizações periféricas por volta de 1931.A sua entrada formal no Partido deu-se nos finais de 1932, através da ala jovem do PCP recentemente criada — a Federação das Juventudes Comunistas Portuguesas (FJCP) — ao qual chegou a secretário-geral em 1935, com 21 anos, utilizando o pseudónimo Daniel. Envolveu-se também numa intensa atividade em outros organismos e organizações periféricas do Partido, como o Socorro Vermelho Internacional, a Liga Portuguesa contra a Guerra e o Fascismo, os Grupos de Defesa Académica, a Liga dos Amigos da União Soviética e por fim a Federação das Juventudes Comunistas, através da qual seria convidado a filiar-se no PCP em outubro de 1934.

Faleceu em 13 de junho de 2005, em Lisboa. Na data do seu funeral, 15 de junho, recebe honras de Estado e é decretado luto nacional. Mais de 250 000 pessoas participam no cortejo fúnebre, que inclui homenagens do Presidente da República, Jorge Sampaio e Fidel Castro. Por sua vontade, o corpo foi cremado no Cemitério do Alto de São João, ao som da Internacional Socialista e do Hino Nacional.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 18 Junho, 2024

População residente em Portugal aumentou em 2023 pelo quinto ano consecutivo

A população residente em Portugal aumentou em 2023, pelo quinto ano consecutivo, ultrapassando 10,6 milhões, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".

Cultura 18 Junho, 2024

Festival Contrasta 2024 está de regresso a Valença e já esgotou bilhetes para o último dia

A terceira edição do Festival Contrasta está de volta a Valença, nos dias 12 e 13 de julho. Apesar dos bilhetes já estarem esgotados para sábado, dia 13 de julho, com as atuações de Manu Chao, Manel Cruz e o Dj Alex Moon, ainda há bilhetes para o dia anterior que conta com Richie Campbell, Yang e a Dj Carolina Torres.