A maioria dos partidos com representação parlamentar decidiu suspender ou adiar as iniciativas políticas previstas para os próximos dias, na sequência do grave acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos e cerca de 20 feridos. O PCP foi o único a manter a sua principal iniciativa de rentrée política: a Festa do Avante!, que arranca esta sexta-feira, no Seixal.
Entre os partidos que anunciaram o cancelamento de atividades está o PSD, que suspendeu a convenção autárquica marcada para domingo, no Porto. O CDS-PP também desmarcou a sua rentrée política em Vale de Cambra, com o presidente do partido, Nuno Melo, a cancelar toda a agenda partidária até segunda-feira.
O Chega adiou a manifestação prevista para sábado contra o veto do Tribunal Constitucional à nova lei da imigração, assim como a apresentação do candidato à Câmara de Oeiras. Já o PS adiou a convenção autárquica marcada para sábado, em Coimbra, e o líder socialista, José Luís Carneiro, suspendeu todas as atividades de sexta-feira.
O Livre reagendou o congresso autárquico para a semana seguinte, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou a Festa do Livro no Palácio de Belém, prevista para decorrer entre quinta-feira e domingo.
Também o candidato presidencial Luís Marques Mendes suspendeu todas as ações de campanha que tinha previstas para os próximos dias.
Ao contrário dos restantes partidos, o Partido Comunista Português manteve a realização da Festa do Avante!, entre 5 e 7 de setembro. Fonte oficial do partido garantiu que o secretário-geral, Paulo Raimundo, prestará homenagem às vítimas e irá “manifestar solidariedade para com os familiares, reconhecimento aos profissionais envolvidos no socorro e exigir o apuramento das causas do acidente”.
Apesar do momento de consternação, mantêm-se para esta sexta-feira, na Assembleia da República, as reuniões entre o Governo e os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2026, com encontros agendados com o PS e o PCP.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.