A maioria dos partidos com representação parlamentar decidiu suspender ou adiar as iniciativas políticas previstas para os próximos dias, na sequência do grave acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos e cerca de 20 feridos. O PCP foi o único a manter a sua principal iniciativa de rentrée política: a Festa do Avante!, que arranca esta sexta-feira, no Seixal.
Entre os partidos que anunciaram o cancelamento de atividades está o PSD, que suspendeu a convenção autárquica marcada para domingo, no Porto. O CDS-PP também desmarcou a sua rentrée política em Vale de Cambra, com o presidente do partido, Nuno Melo, a cancelar toda a agenda partidária até segunda-feira.
O Chega adiou a manifestação prevista para sábado contra o veto do Tribunal Constitucional à nova lei da imigração, assim como a apresentação do candidato à Câmara de Oeiras. Já o PS adiou a convenção autárquica marcada para sábado, em Coimbra, e o líder socialista, José Luís Carneiro, suspendeu todas as atividades de sexta-feira.
O Livre reagendou o congresso autárquico para a semana seguinte, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou a Festa do Livro no Palácio de Belém, prevista para decorrer entre quinta-feira e domingo.
Também o candidato presidencial Luís Marques Mendes suspendeu todas as ações de campanha que tinha previstas para os próximos dias.
Ao contrário dos restantes partidos, o Partido Comunista Português manteve a realização da Festa do Avante!, entre 5 e 7 de setembro. Fonte oficial do partido garantiu que o secretário-geral, Paulo Raimundo, prestará homenagem às vítimas e irá “manifestar solidariedade para com os familiares, reconhecimento aos profissionais envolvidos no socorro e exigir o apuramento das causas do acidente”.
Apesar do momento de consternação, mantêm-se para esta sexta-feira, na Assembleia da República, as reuniões entre o Governo e os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2026, com encontros agendados com o PS e o PCP.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.