Logo
Regional

Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo recebeu 195 mil visitantes em três anos

5 Junho, 2024 | 11:30
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a assinalar, até dia 9 de junho, a Semana do Ambiente, que inclui o 3º aniversário do Parque Ecológico Urbano, que em três anos recebeu mais de 195 mil visitantes.

O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, cuja abertura total ao público aconteceu há precisamente três anos, corresponde a espaço natural, com cerca de 20 hectares, localizado a nascente do centro histórico e a poente da Ponte Eiffel. Está situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior e é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental. 

O PEUVC integra a Rede Portuguesa de Estações da Biodiversidade e é o primeiro Parque de Halófitas em Portugal. É uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro ‘hotspot’ biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste local, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza.

No Parque foram identificadas 227 espécies de animais, 136 espécies de plantas, 31 espécies de macrofungos e líquenes e 5 endemismos ibéricos.

O PEUVC está disponível para visita gratuita de terça-feira a domingo, está aberto das 8h00 às 20h00 de 21 de março a 20 de setembro e das 9h00 às 17h00 de 21 de setembro a 20 de março.

​​O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e climática. Celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental. Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação.

Nesse sentido, o Município vianense promove, esta quarta-feira, às 10h30 e às 15h00, para o pré-escolar e 1º ciclos, o espetáculo infantil “Herbário”, pela companhia O Som do Algodão.

No dia 8 de junho, sábado, às 11h00, haverá leitura encenada “Versos de Cacaracá” pelo Bicho Papelão e, às 17h00, aulas de movimento pela EVIC no Parque Ecológico Urbano.

Domingo, dia 9, para o público em geral, às 15h00 haverá Itinerário Musical e, às 17h20, peça de teatro “Um meio sorriso”, seguido de Música pelo Ambiente, às 18h00, pela Escola de Música Amadeus. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.