Num investimento inicial de 100 mil euros suportado pelo Município de Paredes de Coura, mas com o reforço em novas valências que poderá chegar aos 200 mil euros, este concelho do Alto Minho vai disponibilizar dentro em breve uma Unidade Local de Formação para os bombeiros do distrito de Viana do Castelo.
Uma ULF que simulará estruturas semelhantes às encontradas em habitações e indústrias, “para que os bombeiros possam treinar e praticar técnicas no combate a estes tipos de sinistros”, anunciou Vitor Paulo Pereira, no Dia do Concelho.
O autarca de Paredes de Coura deu conta que está para breve a conclusão das obras da ULF, dando “resposta às necessidades formativas dos corpos de bombeiros de todo o distrito” e ainda mais potenciado pela sua centralidade estratégica, com localização na União de freguesias de Paredes de Coura e Resende.
Numa perspetiva de rentabilização do investimento, esta ULF em Paredes de Coura “foi também pensada para permitir o apoio à atividade industrial na área da proteção e segurança”, explicou Vitor Paulo Pereira, realçando também o trabalho conjunto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura e com a Federação dos Bombeiros de Viana do Castelo.
Com esta nova Unidade Local de Formação, o autarca courense não tem dúvidas que a Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo “torna-se pioneira na dinamização de um equipamento deste género, maximizando o investimento e abrindo portas a uma utilização racionada e gerida de forma supraconcelhia”, sublinhou.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).
A Fortaleza de Valença voltou a encher-se de vida e história, com a realização da edição 2025 do Mercado Medieval – Valença na Rota da História.
Após alguns dias de instabilidade meteorológica, os vianenses podem finalmente preparar-se para um fim de semana com tempo estável e temperaturas agradáveis. A previsão aponta para céu parcialmente nublado na sexta-feira, abertas no sábado e muito sol no domingo, com máximas a rondar os 24 °C.
O Souto de Santa Marta, em Santa Marta de Portuzelo, será palco, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, do “Brasas e Marés – Festival Gastronómico”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.
No próximo dia 4 de outubro, às 21h30, o Auditório do Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe o consagrado ator António Capelo com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo intimista com texto e direção de Zeferino Mota.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) assinalou esta terça-feira o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio com a realização do evento “Unidos pela Vida”, dinamizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.