A Quinta do Amparo em Paredes de Coura, eternizada por Aquilino Ribeiro na obra maior "A Casa Grande de Romarigães", vai ser inaugurada este sábado, 29 de julho, pelas 16h00, depois de ter sido alvo de obras de reabilitação. A iniciativa contempla ainda o inicio das conversas na "Casa Grande" e cujo primeiro palestrante é Ricardo Araújo Pereira.
“Esta inauguração só é possível graças a uma estreita colaboração entre Município de Paredes de Coura e a família do escritor Aquilino Ribeiro”, reconheceu o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, acrescentando que “a reabilitação física e funcional da Quinta de Nossa Senhora do Amparo proporcionará a todos os visitantes uma viagem pela história do romance e pela história deste lugar”.
“A memória da obra literária de Aquilino e do lugar de Romarigães estará na futura Casa da Escrita que procurará ser um local de referência, onde a literatura se cruzará com arquitetura e o turismo cultural. Queremos que a Casa Grande de Romarigães seja agora um espaço de cultura aberto às escolas, aos amantes da literatura, aos turistas, a toda a gente”, sublinhou o autarca.
Evocando os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro, o Município de Paredes de Coura também promove as Conversas na Casa Grande, um ciclo que privilegia os grandes temas de “A Casa Grande de Romarigães”, como a palavra, a paisagem e a arquitetura, tendo para o efeito
convidado os palestrantes Ricardo Araújo Pereira que conversará com Vitor Paulo Pereira, este sábado, 29 julho, Álvaro Domingues com Aquilino Machado, no dia 23 setembro e Manuel Cordeiro/Nuno Figueiras tendo por interlocutor Ricardo Pedroso Lima, no dia 7 de outubro.
Por sua vez, com a inauguração da obra de reabilitação, acontecerá também o lançamento de “A Casa Grande de Romarigães – Um contributo histórico e arquitetónico”, da autoria de Maria Ribeiro Machado Pedroso de Lima.
A reabilitação física e funcional da Quinta do Amparo, na sequência da Candidatura “Casa Grande de Romarigães” aprovada no âmbito do Aviso “Património Cultural” do Programa Operacional regional do Norte (NORTE2020), teve um investimento total de 508.194,57 euros, financiado a 85%.

A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.
A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.