A Quinta do Amparo em Paredes de Coura, eternizada por Aquilino Ribeiro na obra maior "A Casa Grande de Romarigães", vai ser inaugurada este sábado, 29 de julho, pelas 16h00, depois de ter sido alvo de obras de reabilitação. A iniciativa contempla ainda o inicio das conversas na "Casa Grande" e cujo primeiro palestrante é Ricardo Araújo Pereira.
“Esta inauguração só é possível graças a uma estreita colaboração entre Município de Paredes de Coura e a família do escritor Aquilino Ribeiro”, reconheceu o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, acrescentando que “a reabilitação física e funcional da Quinta de Nossa Senhora do Amparo proporcionará a todos os visitantes uma viagem pela história do romance e pela história deste lugar”.
“A memória da obra literária de Aquilino e do lugar de Romarigães estará na futura Casa da Escrita que procurará ser um local de referência, onde a literatura se cruzará com arquitetura e o turismo cultural. Queremos que a Casa Grande de Romarigães seja agora um espaço de cultura aberto às escolas, aos amantes da literatura, aos turistas, a toda a gente”, sublinhou o autarca.
Evocando os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro, o Município de Paredes de Coura também promove as Conversas na Casa Grande, um ciclo que privilegia os grandes temas de “A Casa Grande de Romarigães”, como a palavra, a paisagem e a arquitetura, tendo para o efeito
convidado os palestrantes Ricardo Araújo Pereira que conversará com Vitor Paulo Pereira, este sábado, 29 julho, Álvaro Domingues com Aquilino Machado, no dia 23 setembro e Manuel Cordeiro/Nuno Figueiras tendo por interlocutor Ricardo Pedroso Lima, no dia 7 de outubro.
Por sua vez, com a inauguração da obra de reabilitação, acontecerá também o lançamento de “A Casa Grande de Romarigães – Um contributo histórico e arquitetónico”, da autoria de Maria Ribeiro Machado Pedroso de Lima.
A reabilitação física e funcional da Quinta do Amparo, na sequência da Candidatura “Casa Grande de Romarigães” aprovada no âmbito do Aviso “Património Cultural” do Programa Operacional regional do Norte (NORTE2020), teve um investimento total de 508.194,57 euros, financiado a 85%.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.