Termina este domingo, o processo de candidatura a mais uma edição da Escola do Rock, que este ano será lecionada entre 13 e 18 de julho.
O anúncio dos resultados das candidaturas ocorre a 30 de junho, e os contemplados terão a oportunidade de, ao longo de uma semana, conhecer e ensaiar temas intemporais do universo do rock, sob orientação de músicos profissionais, participar em workshops, concertos e outras atividades durante a residência e atuar no concerto final, com cerca de 40 participantes, no culminar de uma semana de trabalho coletivo.
A Escola do Rock, desde 2014 promovida pelo Município de Paredes de Coura, tem vindo a afirmar-se como uma referência no ensino artístico não-formal e é dirigida a jovens a partir dos 13 anos, com conhecimento musical prévio (ensino formal ou autodidata) e instrumento próprio para usar durante as atividades.
A residência decorre no Centro Cultural de Paredes de Coura, inserida na programação apoiada pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes, com extensão de algumas atividades a outros espaços da vila. Como tem sido habitual, algumas atividades serão abertas ao público em geral, promovendo um contacto entre os alunos em residência e a população de Paredes de Coura.
Esta residência de julho é mais do que um campo de férias dedicado à música — é o ponto de partida para a temporada de atividades e atuações da Escola do Rock ao longo do ano. É nesta semana que se define a turma e o repertório que vão representar esta escola em tours, eventos culturais e festivais em várias localidades, dentro e fora do país. As turmas da Escola do Rock já atuaram em muitos festivais, bem como em algumas das melhores salas de espetáculo de Portugal e da Galiza, como o Festival de Paredes de Coura, Primavera Sound Porto, Serralves em Festa, gnration, Surfing The Lerez, Fundação Barrié, entre muitos outros.
A Escola do Rock é uma iniciativa do Município de Paredes de Coura, com coprodução da Associação Cultural Rock’n’Cave e direção artística do Space Ensemble, responsável por garantir uma equipa de formadores experientes para a orientação das atividades.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.