É já no próximo fim de semana, 8 e 9 de junho, que Paredes de Coura volta a ser o centro das atenções dos mais entusiastas fãs de construções com peças LEGO®, reunindo no Centro Cultural 150 participantes de 12 países diferentes, com origem em locais tão díspares como os EUA, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Bélgica, Irlanda, Dinamarca, Polónia ou Brasil em torno da "Paredes de Coura Fan Weekend 2024".
Promovido pela Comunidade 0937, com a colaboração do Município, o “Paredes de Coura Fan Weekend 2024” insere-se num grupo restrito de eventos de cariz internacional denominados por ANE (Recognized AFOL Networking Event) e que para além desta pequena vila do Alto Minho também ocorrem em Köbe (Japão), Skærbæk (Dinamarca) e nas convenções na América do Norte.
Reconhecido pelo The LEGO Group, o Paredes de Coura Fan Weekend detém esta insígnia desde a sua estreia em 2016, pelo que é com enorme entusiasmo que os AFOL – Adult Fan of LEGO de todo o mundo se deslocam ao Alto Minho, onde lhes é proporcionado muito mais do que apenas uma exibição de construções de LEGO — é também um momento de enorme confraternização.
Todos os 150 AFOL têm a oportunidade de assistir a palestras e apresentações com empregados da marca, participar em oficinas especializadas, aumentando a sua rede de contactos e trocar impressões entre si sobre as suas experiências, de discutir técnicas de construção, de cooperar na organização de atividades e muito mais. À parte dos assuntos temáticos, há ainda tempo para ter contacto com a natureza e envolvência que a vila proporciona e alguma diversão nos pequenos concursos e atividades dinamizadas de modo a promover a confraternização entre os participantes inscritos, mantendo a tradição das edições anteriores onde a imprensa especializada internacional apelidou Paredes de Coura como o “Paraíso na Terra” para os adultos fãs de LEGO.
Nesta exposição, que estará aberta ao público em geral e com entrada gratuita — sábado e domingo, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 –, os visitantes poderão interagir com os construtores presentes e observar as suas criações oriundas de vários países, criar as suas próprias construções brincando livremente com as milhares de peças que estarão disponíveis numa área reservada à Playzone e ainda dispor no local de uma loja de brinquedos da marca, tudo para que possam desfrutar de grandes momentos de diversão.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.