É já no próximo fim de semana, 8 e 9 de junho, que Paredes de Coura volta a ser o centro das atenções dos mais entusiastas fãs de construções com peças LEGO®, reunindo no Centro Cultural 150 participantes de 12 países diferentes, com origem em locais tão díspares como os EUA, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Bélgica, Irlanda, Dinamarca, Polónia ou Brasil em torno da "Paredes de Coura Fan Weekend 2024".
Promovido pela Comunidade 0937, com a colaboração do Município, o “Paredes de Coura Fan Weekend 2024” insere-se num grupo restrito de eventos de cariz internacional denominados por ANE (Recognized AFOL Networking Event) e que para além desta pequena vila do Alto Minho também ocorrem em Köbe (Japão), Skærbæk (Dinamarca) e nas convenções na América do Norte.
Reconhecido pelo The LEGO Group, o Paredes de Coura Fan Weekend detém esta insígnia desde a sua estreia em 2016, pelo que é com enorme entusiasmo que os AFOL – Adult Fan of LEGO de todo o mundo se deslocam ao Alto Minho, onde lhes é proporcionado muito mais do que apenas uma exibição de construções de LEGO — é também um momento de enorme confraternização.
Todos os 150 AFOL têm a oportunidade de assistir a palestras e apresentações com empregados da marca, participar em oficinas especializadas, aumentando a sua rede de contactos e trocar impressões entre si sobre as suas experiências, de discutir técnicas de construção, de cooperar na organização de atividades e muito mais. À parte dos assuntos temáticos, há ainda tempo para ter contacto com a natureza e envolvência que a vila proporciona e alguma diversão nos pequenos concursos e atividades dinamizadas de modo a promover a confraternização entre os participantes inscritos, mantendo a tradição das edições anteriores onde a imprensa especializada internacional apelidou Paredes de Coura como o “Paraíso na Terra” para os adultos fãs de LEGO.
Nesta exposição, que estará aberta ao público em geral e com entrada gratuita — sábado e domingo, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 –, os visitantes poderão interagir com os construtores presentes e observar as suas criações oriundas de vários países, criar as suas próprias construções brincando livremente com as milhares de peças que estarão disponíveis numa área reservada à Playzone e ainda dispor no local de uma loja de brinquedos da marca, tudo para que possam desfrutar de grandes momentos de diversão.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.