É já no próximo fim de semana, 8 e 9 de junho, que Paredes de Coura volta a ser o centro das atenções dos mais entusiastas fãs de construções com peças LEGO®, reunindo no Centro Cultural 150 participantes de 12 países diferentes, com origem em locais tão díspares como os EUA, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Bélgica, Irlanda, Dinamarca, Polónia ou Brasil em torno da "Paredes de Coura Fan Weekend 2024".
Promovido pela Comunidade 0937, com a colaboração do Município, o “Paredes de Coura Fan Weekend 2024” insere-se num grupo restrito de eventos de cariz internacional denominados por ANE (Recognized AFOL Networking Event) e que para além desta pequena vila do Alto Minho também ocorrem em Köbe (Japão), Skærbæk (Dinamarca) e nas convenções na América do Norte.
Reconhecido pelo The LEGO Group, o Paredes de Coura Fan Weekend detém esta insígnia desde a sua estreia em 2016, pelo que é com enorme entusiasmo que os AFOL – Adult Fan of LEGO de todo o mundo se deslocam ao Alto Minho, onde lhes é proporcionado muito mais do que apenas uma exibição de construções de LEGO — é também um momento de enorme confraternização.
Todos os 150 AFOL têm a oportunidade de assistir a palestras e apresentações com empregados da marca, participar em oficinas especializadas, aumentando a sua rede de contactos e trocar impressões entre si sobre as suas experiências, de discutir técnicas de construção, de cooperar na organização de atividades e muito mais. À parte dos assuntos temáticos, há ainda tempo para ter contacto com a natureza e envolvência que a vila proporciona e alguma diversão nos pequenos concursos e atividades dinamizadas de modo a promover a confraternização entre os participantes inscritos, mantendo a tradição das edições anteriores onde a imprensa especializada internacional apelidou Paredes de Coura como o “Paraíso na Terra” para os adultos fãs de LEGO.
Nesta exposição, que estará aberta ao público em geral e com entrada gratuita — sábado e domingo, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 –, os visitantes poderão interagir com os construtores presentes e observar as suas criações oriundas de vários países, criar as suas próprias construções brincando livremente com as milhares de peças que estarão disponíveis numa área reservada à Playzone e ainda dispor no local de uma loja de brinquedos da marca, tudo para que possam desfrutar de grandes momentos de diversão.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.
O Município de Ponte de Lima continua a apostar na cultura e no lazer como eixos estruturantes, promovendo iniciativas que atraem famílias e incentivam a criatividade. Neste âmbito, regressa o ciclo de “Oficinas Criativas”, destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, num espaço informal de experimentação e expressão manual.