É já no próximo fim de semana, 8 e 9 de junho, que Paredes de Coura volta a ser o centro das atenções dos mais entusiastas fãs de construções com peças LEGO®, reunindo no Centro Cultural 150 participantes de 12 países diferentes, com origem em locais tão díspares como os EUA, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Bélgica, Irlanda, Dinamarca, Polónia ou Brasil em torno da "Paredes de Coura Fan Weekend 2024".
Promovido pela Comunidade 0937, com a colaboração do Município, o “Paredes de Coura Fan Weekend 2024” insere-se num grupo restrito de eventos de cariz internacional denominados por ANE (Recognized AFOL Networking Event) e que para além desta pequena vila do Alto Minho também ocorrem em Köbe (Japão), Skærbæk (Dinamarca) e nas convenções na América do Norte.
Reconhecido pelo The LEGO Group, o Paredes de Coura Fan Weekend detém esta insígnia desde a sua estreia em 2016, pelo que é com enorme entusiasmo que os AFOL – Adult Fan of LEGO de todo o mundo se deslocam ao Alto Minho, onde lhes é proporcionado muito mais do que apenas uma exibição de construções de LEGO — é também um momento de enorme confraternização.
Todos os 150 AFOL têm a oportunidade de assistir a palestras e apresentações com empregados da marca, participar em oficinas especializadas, aumentando a sua rede de contactos e trocar impressões entre si sobre as suas experiências, de discutir técnicas de construção, de cooperar na organização de atividades e muito mais. À parte dos assuntos temáticos, há ainda tempo para ter contacto com a natureza e envolvência que a vila proporciona e alguma diversão nos pequenos concursos e atividades dinamizadas de modo a promover a confraternização entre os participantes inscritos, mantendo a tradição das edições anteriores onde a imprensa especializada internacional apelidou Paredes de Coura como o “Paraíso na Terra” para os adultos fãs de LEGO.
Nesta exposição, que estará aberta ao público em geral e com entrada gratuita — sábado e domingo, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 –, os visitantes poderão interagir com os construtores presentes e observar as suas criações oriundas de vários países, criar as suas próprias construções brincando livremente com as milhares de peças que estarão disponíveis numa área reservada à Playzone e ainda dispor no local de uma loja de brinquedos da marca, tudo para que possam desfrutar de grandes momentos de diversão.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.