O Município de Paredes de Coura aprovou um orçamento a rondar os 22 milhões de euros centrado na captação de investimento, na criação de emprego, na educação, na formação e na cultura.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2024 reforça a ideia de que “o grau de desenvolvimento de uma terra não se mede pela proximidade ao centro. O dinamismo económico de um território já não está na geografia, mas naquilo que as pessoas são capazes de fazer”, relembrou Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, para quem o desafio para os próximos cinco anos “passa por integrar Paredes de Coura no ranking dos 20 concelhos mais exportadores da região Norte”.
“Neste momento os nossos parques industriais têm um volume de negócios de 200 milhões de euros, dos quais 150 milhões de euros são para exportação”, explicou o autarca, anunciando que já existe o projeto para a terceira zona industrial, que nascerá em Linhares, ao que se somarão novos investimentos.
“Graças à Zendal, Paredes de Coura fará parte de um novo cluster biotecnológico que nascerá entre Porriño e Coura. A Galiza é um grande parceiro comercial da região Norte e do país, pelo que temos de aproveitar a proximidade com uma oportunidade única para o aprofundamento das relações comerciais bilaterais. Temos de cooperar, em vez de competir, para ganhar músculo no mercado global”, afirmou.
É neste contexto que também tem sido reforçada a aposta nas qualificações dos jovens deste território, ao que não é alheia a criação com a Zendal e com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional de um novo curso de biotecnologia, que faz parte do catálogo Nacional de Qualificações, e já está a funcionar no polo de Coura da EPRAMI.
Com os municípios de Monção e Melgaço, Paredes de Coura concorreu a três centros tecnológicos especializados, tendo todos sido aprovados no valor de 4.5 milhões de euros. Com o Politécnico de Viana do Castelo foi também criado um CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) na área da biotecnologia, reforçado também pela criação de uma Associação de Desenvolvimento Local (ADL), ligada à biotecnologia e “com o objetivo da promoção, da inovação, da tecnologia e do conhecimento”, enfatizou Vitor Paulo Pereira.
Paralelamente, também outras empresas sediadas em Paredes de Coura dão sinais de enorme vitalidade. A Doureca acabou de ganhar dois novos clientes — a Mercedes e a Ferrari –, a Akwel prepara a construção de mais uma unidade e a Kyaia apronta a entrada no mundo do metaverso. “Estamos a crescer de forma sustentada e rápida, sem lamentos ou esperar que os outros façam o nosso trabalho”, acrescentou o presidente da Câmara, que acompanha toda esta dinâmica empreendedora com a aposta na habitação. “Arrancou há dois meses o primeiro projeto de habitação a custos controlados com 27 apartamentos e estamos a finalizar um processo de candidatura ao PRR de 55 habitações para arrendamento acessível, na zona da Nogueira”, recordou.
Por tudo isto, Vitor Paulo Pereira não tem dúvidas que este “é um orçamento para as pessoas, para as famílias. E a melhor forma de acudir aos que mais precisam é através da criação de riqueza que passa pela atração de investimento, pela criação de postos de trabalho, pela aposta na cultura e na educação, pela requalificação urbana, pelo apoio aos comerciantes e pelo asseio da nossa vila”, concluiu.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.
O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
O Estádio Dr. Lourenço Raimundo, em Valença, foi palco do Encontro do Alto Minho de Walking Football. O evento reuniu 90 atletas, representando 9 equipas da região, que demonstraram como o desporto – e, em particular, o futebol – pode ser adaptado para todas as idades, mantendo o espírito competitivo e saudável.
A piloto vianense, Mariana Afonso, garantiu o Título Nacional de Enduro 2025 na classe Senhoras, após vencer a penúltima ronda em Pataias – Alcobaça. Apesar das adversidades e de um terreno pouco favorável, Mariana mostrou determinação e sagrou-se Campeã de forma antecipada.
O Santa Luzia entrou a ganhar nas meias-finais do 'Play-off' da Liga Feminina Placard de futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu por 3-1 na visita ao Atlético CP, a equipa sensação que tinha eliminado o campeão SL Benfica na ronda anterior.
A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.