Logo
Regional

Paredes de Coura acolhe “Congresso transfronteiriço”

22 Outubro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe esta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de outubro, o “Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas”.

Organizado pelo Município de Paredes de Coura, aberto à sociedade civil e agentes de intervenção local, pretende-se com este congresso transfronteiriço explorar a importância e o papel das infraestruturas verdes na manutenção da paisagem e na conservação da biodiversidade no quadro de alterações climáticas, discutindo aspetos como o crescimento populacional e a rápida urbanização dos territórios, que trazem novos desafios ambientais e sociais, ou até fatores como a exclusão da natureza do espaço urbano, o equilíbrio entre economia e a sustentabilidade ambiental pode ser um desafio.

“Os territórios estão hoje confrontados com a emergência de tornar as áreas humanizadas mais resilientes às alterações climáticas, combatendo as ilhas de calor ou diminuindo e controlando os riscos de inundações e incêndios, por exemplo”, constata Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, defendendo que “não há dúvida que as soluções baseadas na natureza são as ferramentas mais eficazes para consegui-lo, sobretudo quando a elas aliamos os conhecimentos e instrumentos científicos mais atuais”.

É partindo destes pressupostos que ganha forma este “Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas”: “pretende-se refletir, precisamente, sobre a urgência de incluir a infraestrutura verde na concepção do espaço urbano como uma infraestrutura básica, ao mesmo nível das redes de água e saneamento básico, atendendo ao papel determinante que tem na adaptação às alterações climáticas, mas também pelo impacto na saúde e bem-estar das pessoas”, explicou Tiago Cunha, acrescentando que “as pessoas são mais felizes na natureza e, simultaneamente, refletem na sua vida o ambiente e a paisagem em que vivem. É essa ideia central que devemos ter em mente quando procuramos intervir nas áreas humanizadas”, observou.

Reforçar o papel da AL na implementação e melhoria da infraestrutura verde

Dividido em três painéis – ‘Instrumentos de Gestão territorial e a estratégia de infraestruturas verdes’, ‘Soluções Baseadas na natureza: benefícios e oportunidades – casos práticos de infraestruturas verdes’ e ‘As infraestruturas verdes para territórios mais resilientes e adaptados aos desafios ambientais e sociais’ –, pelo Centro Cultural de Paredes de Coura vão passar investigadores e representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Instituto de Estudos do Território, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral do Território, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Portuguesa de Tracção Animal, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Diputación de Pontevedra, Centro de Investigação de Montanha (Instituto Politécnico de Bragança), Universidade de Santiago de Compostela, Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN-InBIO, Instituto Superior de Agronomia- Universidade de Lisboa), Centro de História de Arte e Investigação Artística (Universidade de Évora), Rede de Cidades e Vilas de Excelência e Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade que vão trazer os seus contributos para o enriquecimento deste congresso transfronteiriço.

Neste sentido, o Município de Paredes de Coura, em colaboração com os parceiros do Projeto Green Gap (https://green-gap.eu), procura reforçar o papel da Administração Local na implementação e melhoria da Infraestrutura Verde no território transfronteiriço, buscando soluções baseadas na natureza, facilmente replicáveis, que contribuam para um território mais resiliente e comunidades mais conscientes dos desafios ambientais atuais.

As inscrições no congresso são gratuitas, mas obrigatórias. Para mais informação e inscrição, devem aceder ao site https://green-gap.eu/eventos-green-gap/.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Dezembro, 2024

Mercado de Natal em Viana do Castelo abre hoje

Até dia 23 de dezembro, Viana do Castelo conta com um Mercado de Natal que acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão. Serão 31 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelos três espaços, apresentando propostas para todos os gostos.

Nacional 6 Dezembro, 2024

Governo aprova proposta para reforçar combate ao terrorismo online

O Governo aprovou uma proposta de lei que reforça o combate à difusão de conteúdos terroristas online, reforçando as multas, que no caso de grandes empresas podem atingir cinco milhões de euros.

Regional 6 Dezembro, 2024

Tômbola de Natal em Monção dá 10 mil euros em prémios

A iniciativa, promovida pelo Município de Monção e os Estabelecimentos de Comércio Local Aderentes, iniciou-se no dia 29 de novembro, prolongando-se até 27 de dezembro.

Regional 6 Dezembro, 2024

Reis Magos chegam a Viana do Castelo a 6 de janeiro

Realiza-se, no próximo dia 6 de janeiro, a tradicional Adoração aos Reis Magos na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo. O evento com organização da União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, está agendado para as 21h30.

Nacional 6 Dezembro, 2024

Governo aprova 221 milhões de euros para meios aéreos de combate a incêndios

O Governo aprovou 221 milhões de euros para a contratação até 2028 dos restantes meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

Regional 6 Dezembro, 2024

Campanha “Neste Natal, Compre no Comércio Local” está de regresso a Ponte da Barca

A iniciativa "Neste Natal, Compre no Comércio Local" regressa para incentivar a economia local e promover a proximidade entre os consumidores e os comerciantes de Ponte da Barca.

Regional 6 Dezembro, 2024

PSP prende dois homens por suspeita de roubo com arma branca em Viana do Castel

Na passada quarta-feira, pelas 18h25, na rua Ramalho Ortigão, em Viana do Castelo, no âmbito do combate ao crime de roubo, polícias do efetivo da Esquadra de Trânsito de Viana do Castelo, procederam à detenção de dois homens de 27 e 28 anos de idade, sendo ambos residentes em Viana do Castelo.