O português Sandro Baessa conquistou hoje a medalha de prata na prova dos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual) dos Jogos Paralímpicos, aumentando para cinco o número de pódios nacionais em Paris2024.
Sandro Baessa, de 25 anos, correu a distância em 3.49,46 minutos, melhorando o recorde nacional que já lhe pertencia (3.52,84), numa final na qual o britânico Ben Sandilands assegurou o ouro, com recorde mundial (3.45,50).
Na final, disputada no Stade de France, o norte-americano Michael Branningan ficou com o bronze (3.49,91).
A prata de Sandro Baessa, que em Tóquio2020 terminou a prova na 12.ª posição, é a segunda do atletismo português em Paris2024, depois de Miguel Monteiro ter conseguido o ouro no lançamento do peso F40.
Às duas medalhas do atletismo, juntam-se o ouro de Cristina Gonçalves no torneio individual do boccia B3 e os bronzes do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, e do ciclista Luís Costa, na prova de contrarrelógio de estrada.
A dois dias do final da competição, Portugal superou os resultados conseguidos no Rio2016, onde conquistou quatro medalhas.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.