Logo
Regional

“Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” apoia 131 crianças em Viana

7 Dezembro, 2023 | 12:16
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, ao longo do ano letivo 2023/2024, vai implementar o projeto “Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” em jardins de infância do município, levando um terapeuta da fala à escola.

Este projeto destina-se a crianças que frequentam o último ano de jardim de infância, com 5/6 anos, e as atividades a desenvolver serão programadas de forma a incluir todos os alunos, estabelecendo como prioridade a promoção de competências comunicativas.

“Palavras com Som” tem como objetivos detetar precocemente alterações que interfiram com o desenvolvimento da criança; promover o desenvolvimento adequado da comunicação, linguagem, fala, da mastigação e da deglutição; prevenir dificuldades de aprendizagem, potenciando competências meta fonológicas e sintáticas; promover momentos de partilha de conhecimento sobre comunicação humana com os educadores de infância e encarregados de educação.

Este projeto está atualmente a ser implementado em quatro jardins de infância do concelho, garantindo apoio a 131 crianças.

Inicialmente, as crianças foram observadas no seu contexto de sala de aula com o apoio dos educadores. Ao longo do projeto, serão rastreadas dificuldades de comunicação, linguagem, fala, voz, mastigação e deglutição e efetuados encaminhamentos para as valências necessárias.

Para o ano letivo, estão programadas 12 atividades, a implementar quinzenalmente com cada grupo de crianças, que vão consistir em atividades lúdicas e jogos desenhados para permitir à criança explorar a linguagem globalmente e trabalhar a consciência fonológica com base na sequência: palavra, sílaba e fonema.

Assim, este projeto visa potenciar capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança. Aborda a saúde infantil ao nível das competências exigidas na valência da terapia da fala, preocupando-se com diferentes áreas interventivas: fala, linguagem, voz, respiração, mastigação, deglutição e motricidade orofacial.

A intervenção precoce e preventiva é uma prioridade para o Município, de forma a minimizar as consequências das dificuldades de linguagem. As vivências pelas quais as crianças passaram nos últimos anos devido ao uso de máscaras e à falta de socialização com outras pessoas tiveram influência no seu desenvolvimento comunicativo, causando, a longo prazo, impacto negativo tanto na saúde como na educação.

No ano letivo 2022/2023, “Palavras com Som” foi implementado como projeto piloto em seis jardins de infância do concelho, contando com a participação de 78 crianças. As competências comunicativas de cada criança foram analisadas e realizadas onze atividades que foram dinamizadas em grupo no contexto escolar. O projeto foi planeado segundo uma intervenção multinível, privilegiando a intervenção em grande grupo, pequeno grupo e/ou individual, adequando as atividades às necessidades de cada grupo. Em situações específicas, foram realizadas avaliações individuais, atividades em pequenos grupos, reuniões com encarregados de educação e encaminhamento para outras valências.

A avaliação efetuada pelos educadores de infância revelou como aspetos diferenciadores deste projeto a intervenção ser efetuada por um profissional de saúde e a articulação com a equipa educativa na deteção precoce de alterações de comunicação e desenvolvimento global, com encaminhamentos específicos e despistes. Os educadores de infância reconheceram o impacto da implementação deste projeto no desenvolvimento de competências comunicativas dos seus alunos e manifestaram a importância da continuidade e alargamento da intervenção do mesmo.

A terapia da fala preocupa-se em atuar na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da Comunicação Humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.