Logo
Regional

“Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” apoia 131 crianças em Viana

7 Dezembro, 2023 | 12:16
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, ao longo do ano letivo 2023/2024, vai implementar o projeto “Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” em jardins de infância do município, levando um terapeuta da fala à escola.

Este projeto destina-se a crianças que frequentam o último ano de jardim de infância, com 5/6 anos, e as atividades a desenvolver serão programadas de forma a incluir todos os alunos, estabelecendo como prioridade a promoção de competências comunicativas.

“Palavras com Som” tem como objetivos detetar precocemente alterações que interfiram com o desenvolvimento da criança; promover o desenvolvimento adequado da comunicação, linguagem, fala, da mastigação e da deglutição; prevenir dificuldades de aprendizagem, potenciando competências meta fonológicas e sintáticas; promover momentos de partilha de conhecimento sobre comunicação humana com os educadores de infância e encarregados de educação.

Este projeto está atualmente a ser implementado em quatro jardins de infância do concelho, garantindo apoio a 131 crianças.

Inicialmente, as crianças foram observadas no seu contexto de sala de aula com o apoio dos educadores. Ao longo do projeto, serão rastreadas dificuldades de comunicação, linguagem, fala, voz, mastigação e deglutição e efetuados encaminhamentos para as valências necessárias.

Para o ano letivo, estão programadas 12 atividades, a implementar quinzenalmente com cada grupo de crianças, que vão consistir em atividades lúdicas e jogos desenhados para permitir à criança explorar a linguagem globalmente e trabalhar a consciência fonológica com base na sequência: palavra, sílaba e fonema.

Assim, este projeto visa potenciar capacidades linguísticas diretamente relacionadas com a aquisição de competências essenciais ao desenvolvimento da criança. Aborda a saúde infantil ao nível das competências exigidas na valência da terapia da fala, preocupando-se com diferentes áreas interventivas: fala, linguagem, voz, respiração, mastigação, deglutição e motricidade orofacial.

A intervenção precoce e preventiva é uma prioridade para o Município, de forma a minimizar as consequências das dificuldades de linguagem. As vivências pelas quais as crianças passaram nos últimos anos devido ao uso de máscaras e à falta de socialização com outras pessoas tiveram influência no seu desenvolvimento comunicativo, causando, a longo prazo, impacto negativo tanto na saúde como na educação.

No ano letivo 2022/2023, “Palavras com Som” foi implementado como projeto piloto em seis jardins de infância do concelho, contando com a participação de 78 crianças. As competências comunicativas de cada criança foram analisadas e realizadas onze atividades que foram dinamizadas em grupo no contexto escolar. O projeto foi planeado segundo uma intervenção multinível, privilegiando a intervenção em grande grupo, pequeno grupo e/ou individual, adequando as atividades às necessidades de cada grupo. Em situações específicas, foram realizadas avaliações individuais, atividades em pequenos grupos, reuniões com encarregados de educação e encaminhamento para outras valências.

A avaliação efetuada pelos educadores de infância revelou como aspetos diferenciadores deste projeto a intervenção ser efetuada por um profissional de saúde e a articulação com a equipa educativa na deteção precoce de alterações de comunicação e desenvolvimento global, com encaminhamentos específicos e despistes. Os educadores de infância reconheceram o impacto da implementação deste projeto no desenvolvimento de competências comunicativas dos seus alunos e manifestaram a importância da continuidade e alargamento da intervenção do mesmo.

A terapia da fala preocupa-se em atuar na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da Comunicação Humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.