O livro "Uma língua de todos e para todos", do padre Manuel José Torres Lima, vai ser apresentado este sábado, 8 de março, às 11h00 horas, na Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
“Ainda criança tive a ideia maluca de que, a partir das muitas línguas nacionais existentes, se devia criar uma língua mais fácil, comum para toda a humanidade, a ensinar em todas as escolas, para se poder ser compreendido em qualquer parte do mundo sem estudar línguas estrangeiras. Anos mais tarde soube da existência do Esperanto e que, portanto, a minha ideia não era maluca nem original. Tornei-me defensor do Esperanto, mas fui acompanhando outros projetos e a ideia foi amadurecendo“, explicou o padre em nota enviada à Viana TV.
“Passados mais de 50 anos desde a inspiração infantil inicial, chegou a hora de partilhar com a humanidade, num livro, o que descobri sobre o assunto, e que poderá, no futuro, vir a ser posto em prática“, acrescentou.
O pároco de Nossa Senhora da Vinha de Areosa e Senhor do Socorro referiu ainda que este “não se trata de mais um projeto de Língua Mundial (LM), mas um estudo sobre o método para a criar, implementar e manter, com muitas ideias originais sobre o assunto e com os elementos linguísticos do último projeto de LM como exemplo de que são ideias exequíveis e as mais apropriadas para uma LM“.
Este evento contará com a presença do Autor, o Padre Manuel José Torres Lima, o Linguista Doutor Benjamim Moreira, algumas figuras públicas locais e alguns amigos de influência literária.
A apresentação estará a cargo de Benjamim Moreira.
Mais de 30 mil euros vão ser investidos na beneficiação da rede viária da Freguesia de Sampriz. O acordo foi formalizado entre o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta, Augusto Calheiros, e visa criar melhores condições de circulação e segurança na via pública, respondendo a uma necessidade sentida pela população local.
Conforme prometido no meu artigo anterior, hoje falarei da estratégia para se combater este ataque sistemático que é feito à imprensa regional, desde que somos uma democracia plena de direitos, ou melhor dizendo, desde o 25 de abril de 1974.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.
No mês passado, o sol foi muito benéfico para o Navio Gil Eannes. O Museu bateu um novo recorde. Este foi de facto o melhor mês de junho de sempre em termos de visitas e receitas, tendo resultado num excelente contributo para as obras de manutenção que têm decorrido a bordo.
O Pavilhão Municipal de Valença acolheu o futuro do basquetebol português, ao receber os estágios das Selecções Nacionais Sub-15 Feminina e Masculina.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.
Promovido pelo Município de Monção, no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o projeto “Guardiões da Ecovia do Rio Minho” já está no terreno e prolonga-se, até início de setembro, com a participação de vários jovens do concelho raiano.