O Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos 2024, regressa de 10 a 20 de outubro e terá como tema a “Inquietação”. O Padre João Basto, diretor do Notícias de Viana, vai participar no evento com o jornalista João Francisco Gomes e o humorista Ricardo Araújo Pereira a propósito do lançamento do livro «O que é que eu estou aqui a fazer?», livro em que João Basto participa como convidado de uma das conversas
Assinalando também os 50 anos do 25 de Abril e os 500 de Luís de Camões, o Folio é palco de lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas entre escritores e leitores.
A sua primeira edição aconteceu em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários, passando nos anos seguintes a ser suportado pela Câmara Municipal de Óbidos.
Este ano, o programa integra, no dia 19 de outubro, pelas 19h00, uma conversa entre o jornalista João Francisco Gomes e o humorista Ricardo Araújo Pereira, em que terá como convidado o Pe. João Basto.
A obra, com edição Casa da Tinta-da-China, é uma conversa sobre Deus, a fé, o humor e a morte. “(…) é inesperado, mas de certa forma lógico, tem graça (nem sempre divina) e também seriedade, e tem tanto de íntimo como de partilha”, refere uma publicação da editora.
No livro de conversas com o jornalista João Francisco Gomes, Ricardo Araújo Pereira lembra a sua educação católica e entra no debate filosófico em torno dos argumentos para a existência de Deus, falando sobre os pontos de contacto entre a comédia e a teologia, a relação desconfiada entre a religião e o riso e a inevitabilidade da morte.
O prefácio é da autoria do cardeal José Tolentino Mendonça. “Gostaria de afirmar o respeito pela posição ateia de Ricardo Araújo Pereira. Nela pode existir certamente um elevado padrão moral, uma busca sincera da verdade ou até formas de espiritualidade. Revejo‑me em particular nisso que afirma sobre não ser indiferente morrer com a consciência de ter procurado o bem em vez do mal”, afirmou, confidenciando: “Como crente, fez-me bem ler este livro que dá voz a um homem que se assume ateu. E por várias razões que exigiriam um longo discorrer, que não é o caso aqui de entabular. O Pe. João Basto, que, a dado momento, é convidado para se juntar à conversa, traz nessa linha um contributo importante”.
O livro «O que é que eu estou aqui a fazer?» chega às livrarias no dia 17 de outubro, mas a pré-venda está já a decorrer em: https://tinyurl.com/yt5kskw7
No próximo dia 12 de outubro, às 21h30, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, dirigido pelo Maestro Alferes Ricardo Torres. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Um dos evadidos há um mês do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio Loureiro, foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou hoje a Polícia Judiciária portuguesa.
O Município de Caminha inicia esta segunda-feira um projeto de saúde de proximidade, privilegiando a população mais idosa e que vive nas freguesias mais distantes.
Um incentivo ao associativismo agrícola e a criação de um serviço de apoio à produção agropecuária são algumas das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Agrário de Valença a desenvolver até 2029.
Depois das derrotas com o Portimonense (1-3) para a Taça de Portugal, e com o Pevidém (1-2) para o campeonato, o Sport Clube Vianense voltou a perder na competição. Desta vez em Santo Tirso, a equipa orientada por Pedro Lomba foi derrotada (3-2) pelo Tirsense.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 4ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a derrota (1-0) do Cardielense na Correlhã.
A 3.ª jornada da Liga Feminina Placard arrancou no sábado, com a realização de cinco dos seis encontros previstos para esta ronda. Na Tapadinha, em Lisboa, o Santa Luzia FC conquistou uma vitória (1-2) importante frente ao Atlético CP.