O Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos 2024, regressa de 10 a 20 de outubro e terá como tema a “Inquietação”. O Padre João Basto, diretor do Notícias de Viana, vai participar no evento com o jornalista João Francisco Gomes e o humorista Ricardo Araújo Pereira a propósito do lançamento do livro «O que é que eu estou aqui a fazer?», livro em que João Basto participa como convidado de uma das conversas
Assinalando também os 50 anos do 25 de Abril e os 500 de Luís de Camões, o Folio é palco de lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas entre escritores e leitores.
A sua primeira edição aconteceu em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários, passando nos anos seguintes a ser suportado pela Câmara Municipal de Óbidos.
Este ano, o programa integra, no dia 19 de outubro, pelas 19h00, uma conversa entre o jornalista João Francisco Gomes e o humorista Ricardo Araújo Pereira, em que terá como convidado o Pe. João Basto.
A obra, com edição Casa da Tinta-da-China, é uma conversa sobre Deus, a fé, o humor e a morte. “(…) é inesperado, mas de certa forma lógico, tem graça (nem sempre divina) e também seriedade, e tem tanto de íntimo como de partilha”, refere uma publicação da editora.
No livro de conversas com o jornalista João Francisco Gomes, Ricardo Araújo Pereira lembra a sua educação católica e entra no debate filosófico em torno dos argumentos para a existência de Deus, falando sobre os pontos de contacto entre a comédia e a teologia, a relação desconfiada entre a religião e o riso e a inevitabilidade da morte.
O prefácio é da autoria do cardeal José Tolentino Mendonça. “Gostaria de afirmar o respeito pela posição ateia de Ricardo Araújo Pereira. Nela pode existir certamente um elevado padrão moral, uma busca sincera da verdade ou até formas de espiritualidade. Revejo‑me em particular nisso que afirma sobre não ser indiferente morrer com a consciência de ter procurado o bem em vez do mal”, afirmou, confidenciando: “Como crente, fez-me bem ler este livro que dá voz a um homem que se assume ateu. E por várias razões que exigiriam um longo discorrer, que não é o caso aqui de entabular. O Pe. João Basto, que, a dado momento, é convidado para se juntar à conversa, traz nessa linha um contributo importante”.
O livro «O que é que eu estou aqui a fazer?» chega às livrarias no dia 17 de outubro, mas a pré-venda está já a decorrer em: https://tinyurl.com/yt5kskw7
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.