O Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos 2024, regressa de 10 a 20 de outubro e terá como tema a “Inquietação”. O Padre João Basto, diretor do Notícias de Viana, vai participar no evento com o jornalista João Francisco Gomes e o humorista Ricardo Araújo Pereira a propósito do lançamento do livro «O que é que eu estou aqui a fazer?», livro em que João Basto participa como convidado de uma das conversas
Assinalando também os 50 anos do 25 de Abril e os 500 de Luís de Camões, o Folio é palco de lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas entre escritores e leitores.
A sua primeira edição aconteceu em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários, passando nos anos seguintes a ser suportado pela Câmara Municipal de Óbidos.
Este ano, o programa integra, no dia 19 de outubro, pelas 19h00, uma conversa entre o jornalista João Francisco Gomes e o humorista Ricardo Araújo Pereira, em que terá como convidado o Pe. João Basto.
A obra, com edição Casa da Tinta-da-China, é uma conversa sobre Deus, a fé, o humor e a morte. “(…) é inesperado, mas de certa forma lógico, tem graça (nem sempre divina) e também seriedade, e tem tanto de íntimo como de partilha”, refere uma publicação da editora.
No livro de conversas com o jornalista João Francisco Gomes, Ricardo Araújo Pereira lembra a sua educação católica e entra no debate filosófico em torno dos argumentos para a existência de Deus, falando sobre os pontos de contacto entre a comédia e a teologia, a relação desconfiada entre a religião e o riso e a inevitabilidade da morte.
O prefácio é da autoria do cardeal José Tolentino Mendonça. “Gostaria de afirmar o respeito pela posição ateia de Ricardo Araújo Pereira. Nela pode existir certamente um elevado padrão moral, uma busca sincera da verdade ou até formas de espiritualidade. Revejo‑me em particular nisso que afirma sobre não ser indiferente morrer com a consciência de ter procurado o bem em vez do mal”, afirmou, confidenciando: “Como crente, fez-me bem ler este livro que dá voz a um homem que se assume ateu. E por várias razões que exigiriam um longo discorrer, que não é o caso aqui de entabular. O Pe. João Basto, que, a dado momento, é convidado para se juntar à conversa, traz nessa linha um contributo importante”.
O livro «O que é que eu estou aqui a fazer?» chega às livrarias no dia 17 de outubro, mas a pré-venda está já a decorrer em: https://tinyurl.com/yt5kskw7
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.