Logo
Regional

Padre Guilherme anima Largo das Neves na preparação para a Jornada Mundial da Juventude

21 Dezembro, 2022 | 15:23
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Largo das Neves, no Arciprestado de Viana do Castelo, vai ser palco da atuação do Pe. Guilherme Peixoto. O evento, que decorre no dia 30 de dezembro, pelas 00h00, insere-se na programação do acolhimento dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese.

Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone mariano – chegam ao Largo das Neves pelas 22h00 onde decorrerá uma Vigília de Oração. No final há a atuação do Pe. Guilherme Peixoto e para terminar a noite sobe ao palco o DJ Black Alive.

Nossa Senhora d’ Agonia e São Bartolomeu dos Mártires vão participar no acolhimento dos símbolos da JMJ

Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone mariano – vão começar a peregrinação pela Diocese de Viana do Castelo com uma procissão ao mar. A iniciativa, que decorrerá no dia 29 de dezembro, numa fragata das Forças Armadas, contará com a participação “extraordinária” das imagens da Nossa Senhora d’ Agonia e de S. Bartolomeu dos Mártires.
A cerimónia tem início às 13h15 no Santuário de Nossa Senhora d’ Agonia, em Monserrate, com a participação e envolvimento dos pescadores.

Pelas 14h15, dar-se-á o embarque no cais para o Cabedelo, em Darque, com vários barcos de pescadores que levarão os jovens e os representantes das comunidades católicas e civis para a trasladação dos símbolos da JMJ até ao Centro Cultural, em Viana do Castelo. A hora prevista do desembarque dos símbolos na cidade é às 16h30, que seguem em procissão pelo Centro Cultural até ao Santuário de Nossa Senhora d’ Agonia.

No caso de mau tempo, o acolhimento e a celebração decorrerão no Centro Cultural de Viana do Castelo pelas 16h30.
No mesmo dia, pelas 21h00, vai realizar-se uma procissão de velas até à igreja de São Domingos, em Monserrate, onde decorrerá uma vigília de oração.

O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de outras entidades.

Os símbolos vão percorrer os dez Arciprestados entre dezembro e janeiro. Nos dias 2, 3 e 4 irão para Caminha; nos dias 5, 6 e 7 em Vila Nova de Cerveira; 8 e 9 em Paredes de Coura; nos dias 10 e 11 em Valença; nos dias 12, 13 e 14 em Monção; nos dias 15 e 16 em Melgaço; nos dias 17, 18 e 19 em Arcos; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; nos dias 22 a 25 em Ponte de Lima; e nos dias 26 a 29 em Viana do Castelo.

Já a 29 de janeiro de 2023 decorre a peregrinação, com início na Praça da Liberdade, e a celebração final, na Sé Catedral.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.