Um veleiro de bandeira britânica foi esta quinta-feira, 2 de outubro, rebocado para a Marina de Viana do Castelo depois de sofrer danos no leme provocados por uma interação com orcas, ao largo da costa.
A ocorrência registou-se cerca de nove milhas náuticas (aproximadamente 16,7 quilómetros) a sudoeste da barra de Viana do Castelo, tendo o alerta sido recebido pelas 10h51 pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).
De imediato, a Estação Salva-vidas de Viana do Castelo foi acionada e prestou auxílio aos três tripulantes, todos em bom estado de saúde e sem necessidade de assistência médica.
Face aos danos sofridos no leme, a embarcação de salvamento acompanhou o veleiro até à entrada da barra e procedeu ao seu reboque para a marina local, evitando riscos adicionais para a navegação.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o veleiro apenas poderá retomar a atividade após uma vistoria técnica que confirme as condições de segurança. O Comando Local da Polícia Marítima de Viana do Castelo registou a ocorrência.
Um veleiro de bandeira britânica foi esta quinta-feira, 2 de outubro, rebocado para a Marina de Viana do Castelo depois de sofrer danos no leme provocados por uma interação com orcas, ao largo da costa.
O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, lamenta “a impreparação absoluta dos principais candidatos da oposição”, apontando “ausência de ideias e uma concertação negativa” como sinal preocupante à direita.
A cidade de Viana do Castelo vai receber, entre os dias 3 e 26 de outubro, a exposição “Aconteceu em Viana 1925-1950”, uma mostra organizada pela Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, através do seu núcleo local.
O Motoclube Foz do Lima assinala no próximo sábado, 4 de outubro, o seu 30.º aniversário com uma grande festa aberta ao público, no Campo da Agonia, em Viana do Castelo. A iniciativa, com entrada gratuita, conta com o apoio da Câmara Municipal.
Já se encontra aberto o período de candidaturas para as bolsas de estudo do Ensino Superior promovidas pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Os estudantes interessados podem apresentar a sua candidatura até 15 de novembro.
As Comédias do Minho iniciam este mês a nova temporada cultural com dois espetáculos que cruzam arte, educação e comunidade, em Vila Nova de Cerveira e Melgaço.
A partir de hoje, quinta-feira, os eleitores que não possam exercer o seu direito de voto nas eleições autárquicas de 12 de outubro por razões profissionais podem votar antecipadamente, de acordo com o calendário definido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).