O Dia Mundial da Saúde Mental foi estabelecido a 10 de outubro de 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, sendo celebrado todos os anos como forma de consciencializar a população mundial para a Saúde Mental.
No ano de 2023, esta Federação assinala 75 anos de existência e o Dia Mundial da Saúde Mental subordinados ao tema Mental Health is a Universal Human Right para destacar a importância da Saúde Mental como direito humano básico, não passível de ser ignorado ou submetido a preconceitos pejorativos.
Enquanto internistas, todos os sistemas e órgãos são tidos em conta na prestação de cuidados ao doente, tendo a Saúde Mental um papel significativo na gestão do doente. Seguindo o exemplo dos idosos, uma doença orgânica infeciosa pode perturbar e manifestar-se como alteração do seu estado mental. Em suma, a saúde mental tem um papel preponderante na gestão dos doentes observados por Medicina Interna e restantes especialidades, devendo ser sempre considerada na avaliação do doente.
No outro lado do espectro, encontram-se os profissionais de saúde, que também são suscetíveis à doença mental. No estudo de 2019 da Ordem dos Médicos: “Burnout na Classe Médica em Portugal: Perspetivas Psicológicas e Psicossociológicas” demonstrou-se que “66% dos médicos da amostra analisada mostram um nível elevado de Exaustão Emocional, que 39% apresentam um nível elevado de Despersonalização dos doentes e que 30% revelam um índice elevado de Diminuição da Realização Profissional. Para além disso, 7% apresentam níveis elevados nos três indicadores de Burnout referidos.” Este estudo veio reforçar a evidência empírica que todos já tinham observado no local de trabalho.
Este dia Mundial da Saúde Mental também deve constituir uma forma de consciencializar a população para esta questão e a necessidade de serem criados mecanismos mais eficazes de melhoria da Saúde Mental, quer nos locais de trabalho, quer a nível superior com medidas globais de Saúde Pública.
Flávia Freitas, IFE de MI – Membro do Núcleo de Internos de Medicina Interna da SPMI
A XXXI Feira do Livro de Ponte da Barca arranca esta quarta-feira, 21 de maio, e prolonga-se até ao dia 25 de maio, na Praça da República. Ao longo de cinco dias, o centro da vila será palco de livros, ideias e emoções, com uma programação que cruza apresentações de obras, teatro, poesia, música, yoga e, claro, a presença de autores do panorama literário português.
A Lanheses Dancing Studio, em colaboração com a Casa do Povo de Lanheses, promove no próximo dia 24 de maio, pelas 21h00, um espetáculo de dança HIPHOP com cerca de 90 jovens dançarinos entre os 3 e os 16 anos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realizou recentemente obras de conservação na Igreja da Misericórdia, com a substituição das duas portas de acesso ao interior, que se encontravam em avançado estado de degradação, contribuindo para devolver a dignidade que este emblemático templo merece.
Mais de 1.500 alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e vários carros alegóricos desfilam hoje à tarde pelas ruas da cidade. O já tradicional Cortejo Académico vai condicionar o trânsito no centro histórico da capital do Alto Minho, entre as 14h00 e as 19h00.
Integrado na Capital da Cultura do Eixo Atlântico e em plena celebração do Vale do Lima como Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025, Viana do Castelo acolhe, de 22 a 25 de maio, o Terra & Mar – Festival de Gastronomia Atlântica e o Wine & Blues Festival (23 e 24 de maio), no Jardim da Marina.
Os futebolistas vianenses, Francisco Trincão e Pedro Neto, foram convocados por Roberto Martínez para a final-four da Liga das Nações, que terá lugar em junho, na Alemanha. O médio Rodrigo Mora foi chamado pela primeira vez e Geovany Quenda fica de fora.
O tribunal de Ponte da Barca decretou a prisão preventiva de um homem suspeito da prática de mais de dez roubos em vários concelhos do distrito de Viana do Castelo, revelou a GNR.