O Dia Mundial da Saúde Mental foi estabelecido a 10 de outubro de 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, sendo celebrado todos os anos como forma de consciencializar a população mundial para a Saúde Mental.
No ano de 2023, esta Federação assinala 75 anos de existência e o Dia Mundial da Saúde Mental subordinados ao tema Mental Health is a Universal Human Right para destacar a importância da Saúde Mental como direito humano básico, não passível de ser ignorado ou submetido a preconceitos pejorativos.
Enquanto internistas, todos os sistemas e órgãos são tidos em conta na prestação de cuidados ao doente, tendo a Saúde Mental um papel significativo na gestão do doente. Seguindo o exemplo dos idosos, uma doença orgânica infeciosa pode perturbar e manifestar-se como alteração do seu estado mental. Em suma, a saúde mental tem um papel preponderante na gestão dos doentes observados por Medicina Interna e restantes especialidades, devendo ser sempre considerada na avaliação do doente.
No outro lado do espectro, encontram-se os profissionais de saúde, que também são suscetíveis à doença mental. No estudo de 2019 da Ordem dos Médicos: “Burnout na Classe Médica em Portugal: Perspetivas Psicológicas e Psicossociológicas” demonstrou-se que “66% dos médicos da amostra analisada mostram um nível elevado de Exaustão Emocional, que 39% apresentam um nível elevado de Despersonalização dos doentes e que 30% revelam um índice elevado de Diminuição da Realização Profissional. Para além disso, 7% apresentam níveis elevados nos três indicadores de Burnout referidos.” Este estudo veio reforçar a evidência empírica que todos já tinham observado no local de trabalho.
Este dia Mundial da Saúde Mental também deve constituir uma forma de consciencializar a população para esta questão e a necessidade de serem criados mecanismos mais eficazes de melhoria da Saúde Mental, quer nos locais de trabalho, quer a nível superior com medidas globais de Saúde Pública.
Flávia Freitas, IFE de MI – Membro do Núcleo de Internos de Medicina Interna da SPMI
O turismo de natureza no concelho de Arcos de Valdevez ganhou este mês um novo impulso com a inauguração oficial do Hotel Silken Mezio National Park, uma unidade de quatro estrelas localizada junto à Porta do Mezio, uma das principais entradas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O novo sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo, TuViana, começa a operar a 23 de setembro, dia seguinte ao fim da atual concessão assegurada pelo grupo Avic.
No próximo dia 6 de setembro, às 9h00, realiza-se em Areosa mais uma edição do Walk With a Doc, iniciativa que alia atividade física à promoção da saúde.
A Esquadra de Trânsito da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve, esta quarta-feira, dois homens em diferentes operações de fiscalização rodoviária, inseridas numa estratégia de prevenção e combate a comportamentos de risco na estrada.
O Clube Desportivo de Cerveira prestou uma sentida e simbólica homenagem a Tiago André, jovem atleta que faleceu recentemente, com a inauguração de um mural no balneário principal — um espaço que ele considerava a sua segunda casa.
Jovens do concelho de Monção estão a participar ativamente na defesa da natureza e na valorização do território, através do projeto “Guardiões da Ecovia do Rio Minho”, promovido pelo Município de Monção no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A duas semanas do arranque do novo ano letivo, ainda estão por preencher cerca de três mil horários de professores em todo o país. Para responder ao problema, o Governo vai abrir um concurso extraordinário com quase 1.800 vagas, destinadas às regiões com maior dificuldade em atrair docentes.