“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como futebolista.”

“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como futebolista.”
Johan Cruyff
No términus de mais uma época desportiva, urge alertar, todos os intervenientes, que a prática desportiva vai muito para além do mero exercício físico.
Mais importante do que as ideias de jogo ou métodos de treino, são ou deveriam ser, os valores humanos. Perante alguns exemplos, demasiados até, observados semanalmente, onde prevalece a deterioração de valores nos comportamentos, da maioria dos intervenientes, vulgo agentes desportivos, reveste-se de vital importância a análise desta temática.
Converge-se para a ideia de que tudo vale para chegar ao sucesso, onde, competir é ganhar a todo custo e qualquer custo. A agressividade atinge patamares de grande preocupação, nomeadamente, nos escalões mais jovens. Nos últimos tempos, a violência verbal, agravou-se de tal forma que passou para a violência física. Em Espanha, na Alemanha, em Portugal, registaram-se um sem número de casos, que foram devidamente noticiados na comunicação social, cada vez mais ávida e necessitada deste tipo de notícias.
“O desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento do futebol, depende também da dimensão cultural e ética dos seus agentes e não pode reduzir-se a um projeto meramente desportivo.”
José Mourinho
Sendo transversal a todos os desportos, a violência, assume no futebol contornos preocupantes. Todos os fins de semanas recebemos relatos de agressões a árbitros, jogadores, adeptos, etc., resultantes, na sua maioria, do lema “tudo vale para ganhar”. Assume ainda uma maior gravidade, que seja nos jogos de escalões de formação que se verifiquem a maioria destes casos. Infelizmente, os pais, treinadores e diretores, sem qualquer compreensão pedagógica daquilo que é o desporto, são, na sua maioria, os principais causadores destas situações.
Será que as qualidades futebolísticas estão dissociadas das qualidades humanas? Pensarão os pais, treinadores e diretores que um jovem bem formado, educado, e com bom carácter não poderá, simultaneamente, ser um atleta de excelência?
Ao contrário do que se possa pensar, a grande mudança comportamental não é ao “nível do relvado”. É nas bancadas e, por vezes, no banco de suplentes, que se verifica o principal foco de dispersão e agressividade. Basta passar uma manhã, num recinto desportivo, para rapidamente nos apercebermos da quantidade de atitudes inacreditáveis daqueles que deveriam ser o exemplo para os seus educandos. Desde chamadas de atenção constantes para os filhos, agressões verbais para árbitros e adversários, tudo ou quase tudo pode acontecer.
Entender que é necessário, haver policiamento em jogos de sub14 (iniciados), é, na minha opinião, atingir um limite inaceitável e inimaginável.
Não é difícil perceber onde está a raiz do problema. Na realidade e até pelas posições que ocupam, uns podem ser mais culpados que outros, no entanto, considero que todos somos culpados.
A solução passará por cada vez mais, se promover e defender as Lideranças Éticas. Quem está à frente de um projeto desportivo, seja qual for a função, deverá sempre fazer prevalecer a liderança ética, ou seja, ensinar a criança ou jovem atleta a saber ganhar e perder, sobretudo a saber perder, momento mais delicado da competição.
Como chamada de atenção aos formadores/treinadores: nunca coloquem o resultado acima de qualquer processo. A Ética e os Valores no desporto devem ser ensinados e valorizados. Urge uma mudança radical na nossa cultura desportiva. Reeduquemos, portanto, todos os intervenientes no fenómeno desportivo nacional, principalmente pais e dirigentes, que por norma, são aqueles que têm menos formação desportiva.
Paulo Gomes
O centro histórico de Vila Nova de Cerveira volta a ter circulação automóvel condicionada entre os dias 6 de julho e 6 de setembro, no âmbito de uma medida sazonal promovida pela Câmara Municipal para reforçar a mobilidade pedonal, a segurança e a qualidade do espaço público durante os meses de maior afluência turística.
Viana do Castelo recebe esta quarta-feira a primeira transmissão da Fan Zone instalada no Anfiteatro do Jardim da Marina para acompanhar a participação da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Futebol 2026.
O final do ano letivo nos cursos de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está a ser assinalado com um conjunto de iniciativas que destacam o trabalho desenvolvido pelos estudantes e reforçam a ligação entre a academia, os profissionais do setor e o tecido empresarial da região.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no próximo dia 19 de junho, pelas 10h30, uma nova sessão do ciclo “O Prazer do Cinema”, que desta vez apresenta o filme Aquele Querido Mês de Agosto, do realizador português Miguel Gomes.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 18 de junho, pelas 17h30, a décima e última sessão da terceira temporada do EntardeCER, iniciativa que decorrerá no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo.
O Município de Valença vai promover, no próximo dia 18 de junho, pelas 17h30, uma sessão de auscultação pública dedicada ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), envolvendo cidadãos, associações, instituições e agentes económicos no processo de planeamento da mobilidade no concelho.
Portugal e Espanha uniram esforços no lançamento do projeto europeu MUDARPESCA, uma iniciativa de cooperação transfronteiriça que pretende revitalizar o setor da pesca através da atração de jovens profissionais, da promoção do emprego e da modernização da atividade nas regiões atlânticas da Galiza, Andaluzia e Portugal.