Conhecido como o "órgão regenerador", o fígado pode sofrer alterações quando se desenvolvem células anormais que dão origem a tumores, esta situação será particularmente mais frequente quando os doentes padecem de uma doença crónica do fígado. Silencioso e bastante comum, o cancro do fígado é um dos mais diagnosticados no mundo, ocupando o sexto lugar, conforme as últimas estimativas divulgadas.
A saúde hepática deve ser protegida desde cedo, sendo a prática de exercício físico um dos hábitos mais recomendados. Uma alimentação equilibrada e completa em nutrientes, assim como o fim da promoção dos açúcares adicionados, bebidas alcoólicas, tabaco e refeições ricas em gorduras saturadas que promovem e potenciam a obesidade, a dislipidemia e a diabetes. Estes fatores promovem e potenciam a continua deposição de gordura no fígado que leva ao desenvolvimento de doença crónica do fígado e posteriormente ao aparecimento do cancro no fígado cujos sintomas de alarme são, muitas vezes, inexistentes ou negligenciados. Esse fator faz com que o cancro seja na maioria das vezes detetado em fases avançadas que dificultam a cura.
Os indícios da doença por vezes são frustes, mas as dores abdominais do lado direito do abdómen, assim como os olhos ligeiramente amarelados, a perda de peso repentina, náuseas, fadiga, encefalopatia (estado confusional) e hemorragias, podem e devem fazer-nos recorrer ao nosso médico assistente. A presença destes sinais serão suficientemente evocadores para a suspeita do cancro no fígado, embora os doentes com hepatite B ou C, cirrose hepática e historial familiar, tenham maior probabilidade de contrair o tumor.
No caso de suspeitas após consulta do seu médico assistente, o diagnóstico pode ser completado com ecografias, tomografia computorizada (TAC), ressonância magnética ou até biópsias. Quando confirmado, avançam os tratamentos que irão variar conforme o tamanho do tumor, a localização, estado geral do doente e o grau de deterioração da função do fígado.
No nosso País, o cancro do fígado é o décimo mais comum, traduzindo 1740 novos casos em 2022, cujos 1 611 desses pacientes acabaram por morrer, segundo o Observatório Global de Cancro. A prevenção começa com um estilo de vida saudável e ativo, seguindo-se os rastreios frequentes, principalmente nos portadores de Hepatite B e C e cirrose hepática. Apesar da deteção precoce do cancro do fígado continuar a ser um desafio, aposte nas idas ao médico e atente aos sintomas primários.
José Presa, Hepatologista.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.