Sete barras marítimas do continente e uma dos Açores estão hoje fechadas e três estão condicionadas devido ao vento e agitação do mar, tendo sido emitidos avisos amarelo e laranja para vários distritos.
De acordo com a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional (AMN), as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira, no Continente, estão fechadas a toda a navegação.
Nos Açores, está encerrada à navegação a barra de Madalena do Pico.
As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, enquanto a de Viana do Castelo está encerrada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.
Dez distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, que será elevado a alerta laranja a partir do final da tarde ou início da madrugada de domingo: Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo, segundo informação no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ainda sob aviso laranja, devido à chuva forte, estarão os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, das 18:00 de domingo às 00:00 de segunda-feira, enquanto em Viseu este alerta vigorará entre as 00:00 e as 03:00 de segunda-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O IPMA prevê para hoje uma diminuição gradual da nebulosidade e da intensidade e frequência da chuva, com agitação marítima forte na costa ocidental.
Na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com quatro a cinco metros, diminuindo para 3 a 3,5 metros a partir do fim da tarde, enquanto na costa sul serão de sudoeste com um a 1,5 metros.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.