Na véspera de uma das mais reconhecidas subidas do ciclismo nacional, e do contrarrelógio final em Viseu, no domingo, os 108 corredores ainda em prova terão de atravessar o Minho na antepenúltima etapa, partindo de uma das cidades que mais vezes recebe a Volta.
A oitava etapa da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta liga hoje Viana do Castelo a Fafe, ao longo de 182,4 quilómetros, numa tirada teoricamente ‘tranquila’ para os homens da geral antes da Senhora da Graça, no sábado.
O português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) parte na liderança, depois de ter conquistado a camisola amarela na etapa da Torre, no último sábado, com 21 segundos de vantagem sobre o vencedor de 2023, o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), segundo, e 55 sobre o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi), terceiro.
Na véspera de uma das mais reconhecidas subidas do ciclismo nacional, e do contrarrelógio final em Viseu, no domingo, os 108 corredores ainda em prova terão de atravessar o Minho na antepenúltima etapa, partindo de uma das cidades que mais vezes recebe a Volta.
Aos 45,2 quilómetros, uma meta volante em Valença serve como primeiro ponto de interesse, antes de um prémio de montanha de terceira categoria no Extremo (80 km), numa fase em que se tentará formar a fuga do dia.
Ponte da Barca, aos 102,3 quilómetros, é nova meta volante a inaugurar nova fase da etapa, com outro prémio de montanha de terceira em Portela do Vade, aos 113,1, e outra em Geraz do Minho, aos 147,3.
Os ciclistas terão nova meta volante na Póvoa de Lanhoso (151,3 km) e, depois, já só perto da meta encontram novo pórtico categorizado, um prémio de montanha de quarta em Golães, nos últimos cinco quilómetros.
A rampa até à meta em Fafe, de resto, é outra paisagem familiar dos adeptos de ciclismo, e embora não seja categorizada poderá afastar os velocistas ou levar os favoritos a sprintarem pelas bonificações de tempo.
A 85.ª Volta a Portugal em bicicleta está na estrada até domingo, terminando em Viseu com um contrarrelógio individual.
Viana do Castelo está entre os 23 municípios portugueses representados na exposição “Portugal Cerâmico”, inaugurada esta segunda-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A mostra é organizada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), e pretende dar a conhecer aos europeus a riqueza e diversidade da cerâmica portuguesa.
O ciclista vianense Iúri Leitão, campeão olímpico de Madison e vice-campeão olímpico de Omnium, vai liderar a Seleção Nacional de Ciclismo no Campeonato do Mundo de Pista, que decorre entre 22 e 26 de outubro em Santiago, no Chile.
Realizou-se no fim de semana mais uma edição da Caminhada “Passos de Memória”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Live Out Life. Este mês de outubro, o percurso levou os participantes a descobrir a Ecovia Litoral Norte, entre Afife e a Praia Norte, num trajeto marcado pela beleza das paisagens e pela riqueza natural e patrimonial do concelho.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai implementar, no ano letivo 2025/2026, o Regime Escolar, um programa europeu que pretende promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
O Governo vai lançar em breve a Loja de Cidadão virtual, uma nova plataforma que reunirá mais de uma centena de serviços públicos num único espaço digital. O anúncio foi feito na quinta-feira, em Lisboa, pelo ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, após a reunião do Conselho de Ministros.
A Junta de Freguesia de Alvarães adquiriu recentemente um Minibus MAN TGE 5.160 Lord Comfort, com capacidade para 23 passageiros, reforçando assim os serviços de transporte escolar e comunitário.
O Município de Ponte de Lima vai acolher, no próximo dia 24 de outubro, o lançamento da obra “Competência Digital: estudo com alunos do 3.º ciclo de escolas do Alto Minho”, da autoria de Manuel Trigueiro. A apresentação pública terá lugar às 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho, com entrada livre.