Na véspera de uma das mais reconhecidas subidas do ciclismo nacional, e do contrarrelógio final em Viseu, no domingo, os 108 corredores ainda em prova terão de atravessar o Minho na antepenúltima etapa, partindo de uma das cidades que mais vezes recebe a Volta.
A oitava etapa da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta liga hoje Viana do Castelo a Fafe, ao longo de 182,4 quilómetros, numa tirada teoricamente ‘tranquila’ para os homens da geral antes da Senhora da Graça, no sábado.
O português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) parte na liderança, depois de ter conquistado a camisola amarela na etapa da Torre, no último sábado, com 21 segundos de vantagem sobre o vencedor de 2023, o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), segundo, e 55 sobre o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi), terceiro.
Na véspera de uma das mais reconhecidas subidas do ciclismo nacional, e do contrarrelógio final em Viseu, no domingo, os 108 corredores ainda em prova terão de atravessar o Minho na antepenúltima etapa, partindo de uma das cidades que mais vezes recebe a Volta.
Aos 45,2 quilómetros, uma meta volante em Valença serve como primeiro ponto de interesse, antes de um prémio de montanha de terceira categoria no Extremo (80 km), numa fase em que se tentará formar a fuga do dia.
Ponte da Barca, aos 102,3 quilómetros, é nova meta volante a inaugurar nova fase da etapa, com outro prémio de montanha de terceira em Portela do Vade, aos 113,1, e outra em Geraz do Minho, aos 147,3.
Os ciclistas terão nova meta volante na Póvoa de Lanhoso (151,3 km) e, depois, já só perto da meta encontram novo pórtico categorizado, um prémio de montanha de quarta em Golães, nos últimos cinco quilómetros.
A rampa até à meta em Fafe, de resto, é outra paisagem familiar dos adeptos de ciclismo, e embora não seja categorizada poderá afastar os velocistas ou levar os favoritos a sprintarem pelas bonificações de tempo.
A 85.ª Volta a Portugal em bicicleta está na estrada até domingo, terminando em Viseu com um contrarrelógio individual.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.