Logo
Desporto

Oitava etapa da Volta a Portugal parte hoje de Viana do Castelo

2 Agosto, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Na véspera de uma das mais reconhecidas subidas do ciclismo nacional, e do contrarrelógio final em Viseu, no domingo, os 108 corredores ainda em prova terão de atravessar o Minho na antepenúltima etapa, partindo de uma das cidades que mais vezes recebe a Volta.

A oitava etapa da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta liga hoje Viana do Castelo a Fafe, ao longo de 182,4 quilómetros, numa tirada teoricamente ‘tranquila’ para os homens da geral antes da Senhora da Graça, no sábado.

O português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) parte na liderança, depois de ter conquistado a camisola amarela na etapa da Torre, no último sábado, com 21 segundos de vantagem sobre o vencedor de 2023, o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), segundo, e 55 sobre o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi), terceiro.

Na véspera de uma das mais reconhecidas subidas do ciclismo nacional, e do contrarrelógio final em Viseu, no domingo, os 108 corredores ainda em prova terão de atravessar o Minho na antepenúltima etapa, partindo de uma das cidades que mais vezes recebe a Volta.

Aos 45,2 quilómetros, uma meta volante em Valença serve como primeiro ponto de interesse, antes de um prémio de montanha de terceira categoria no Extremo (80 km), numa fase em que se tentará formar a fuga do dia.

Ponte da Barca, aos 102,3 quilómetros, é nova meta volante a inaugurar nova fase da etapa, com outro prémio de montanha de terceira em Portela do Vade, aos 113,1, e outra em Geraz do Minho, aos 147,3.

Os ciclistas terão nova meta volante na Póvoa de Lanhoso (151,3 km) e, depois, já só perto da meta encontram novo pórtico categorizado, um prémio de montanha de quarta em Golães, nos últimos cinco quilómetros.

A rampa até à meta em Fafe, de resto, é outra paisagem familiar dos adeptos de ciclismo, e embora não seja categorizada poderá afastar os velocistas ou levar os favoritos a sprintarem pelas bonificações de tempo.

A 85.ª Volta a Portugal em bicicleta está na estrada até domingo, terminando em Viseu com um contrarrelógio individual.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.