Logo
Regional

Obras na Residência do Centro Académico do IPVC arrancam já em setembro

15 Agosto, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Avançam já em setembro as obras de renovação e requalificação da Residência do Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo. O edifício, onde funcionam também os Serviços de Ação Social do IPVC, vai ser objeto de um investimento de quase dois milhões de euros, numa empreitada que pretende melhorar as condições de alojamento e serviços para a comunidade académica.

Decorridos quase três décadas desde a última intervenção acentuada e após uma situação pandémica que despertou para várias necessidades, o Politécnico de Viana do Castelo assumiu como imperioso atualizar os níveis de desempenho e conforto, adaptando a estrutura às necessidades atuais da população estudantil. Para isso, irá converter os quatros de tipologia tripla e quádrupla em quartos duplos ou individuais, todos equipados com casa de banho privativa.

Até agora, a Residência do Centro Académico era composta por 69 quatros, distribuídos por sete quartos quádruplos, 40 triplos e 14 duplos, num total de 200 camas. Após a empreitada, a residência passará a dispor de 130 camas, divididas por oito quartos individuais e 62 duplos.

O projeto contempla também a renovação de diversas áreas comuns, como copas, salas de estudo e bares, com o objetivo de oferecer maior conforto e qualidade aos estudantes-residentes, tanto em termos de descanso como de higiene, estudo e lazer.

A par da residência estudantil, o edifício é composto por seis cozinhas, seis salas de estudo, uma lavandaria, um refeitório, um espaço para a Federação Académica, a Oficina Cultural, um espaço de café/bar e uma sala intercultural aberta à comunidade.

“É um edifício datado. Nos moldes atuais, tem quase 30 anos e já não está de acordo com as exigências da comunidade académica, por isso, esta é uma obra tão importante, porque vamos transformar este espaço e torná-lo de acordo com as necessidades e realidades dos nossos estudantes”, avançou o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, esta quarta-feira, durante a cerimónia de consignação da obra.

A obra está consignada à Boaventura & Boaventura S.A., empresa com “mais de quatro décadas de história no mercado”, ressaltou o presidente do conselho de administração, Manuel Boaventura.

A intervenção, com prazo de execução de um ano, conta com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Cerca de 1.5 milhões de euros do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e cerca de meio milhão de euros do Fundo Ambiental.

Em 1995, por meio de uma intervenção profunda, o edifício, outrora de funções militares, foi convertido em Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo, para alojamento e refeitório, entre outros serviços de ação social.

Concurso público para residência na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC lançado até outubro

Durante a cerimónia de consignação da obra do Centro Académico do IPVC, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo explicou que, atá ao final deste mês, será concluída a revisão do projeto para aquela que será a maior residência estudantil do universo IPVC, a construir na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC). A edificação, que terá capacidade para 400 camas, terá um prazo de conclusão de 18 meses. Carlos Rodrigues prevê o lançamento do concurso público entre os finais de setembro e a primeira quinzena de outubro. A residência entrará em funcionamento no ano letivo 2026/27.

Entretanto, para o início do próximo ano letivo, o Politécnico disponibilizará cerca de 600 camas aos seus estudantes, distribuídas pelas seis Escolas Superiores: Escola Superior de Educação, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Ciências Empresariais e Escola Superior de Desporto e Lazer.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 7 Setembro, 2024

Viana Bate Forte regressa ao centro histórico dias 13 e 14 de setembro

É já no próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de setembro, que o Viana Bate Forte promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo de música e animação. A Praça da República, a Praça da Liberdade e a Praça da Erva acolhem a sétima edição do evento de entrada livre e gratuita que quer dinamizar o casco histórico.

Regional 7 Setembro, 2024

Ponte Internacional da Amizade com imagem renovada

A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso um conjunto de trabalhos de beneficiação da Ponte Internacional da Amizade, que liga os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, na sequência de uma reunião solicitada pelo executivo liderado pelo socialista Rui Teixeira. Encontro serviu ainda para abordar a conclusão das obras na EN13, bem como a concessão das estações da CP.

Cultura 7 Setembro, 2024

Moeda dedicada a Xutos & Pontapés já está em circulação

O Banco de Portugal colocou em circulação uma moeda de coleção, com o valor de cinco euros, dedicada aos Xutos & Pontapés, no âmbito da série “Músicos Portugueses”.

Desporto 7 Setembro, 2024

Taça de Portugal: Vianense recebe Vinhais e se ganhar defronta Portimonense na 2ª eliminatória

Os clubes do distrito de Viana do Castelo presentes na Taça de Portugal tiveram sortes diferentes no sorteio realizado na Cidade do Futebol. Na 1ª eliminatória da prova rainha do futebol português, apenas SC Vianense, Limianos e o estreante Cardielense entram em campo. Atlético dos Arcos e Desportivo de Monção ficaram isentos e seguem de imediato para a 2ª eliminatória da competição.

Regional 7 Setembro, 2024

Tribunal declara ineficaz licença de instalação de linha alta tensão no Alto Minho

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga declarou ineficaz a licença emitida pela Direção-Geral de Energia e Geologia à Rede Elétrica Nacional (REN) para a instalação da linha de Alta Tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza).

Opinião 7 Setembro, 2024

OPINIÃO: A relevância crescente da Fisioterapia nas Clínicas de Medicina Física e de Reabilitação

No dia 8 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Fisioterapia, circunstância que nos dá o pretexto ótimo para sublinhar a importância cada vez maior da Fisioterapia nos cuidados de saúde por todo o mundo.

Desporto 6 Setembro, 2024

6º Torneio de Futsal Feminino Cidade de Viana do Castelo realiza-se este sábado

O Pavilhão José Natário será palco, este sábado, da 6.ª edição do Torneio de Futsal Feminino - Cidade de Viana do Castelo.