A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, vai inaugurar amanhã, 7 de fevereiro, pelas 16h00, as obras de reabilitação das piscinas municipais de Melgaço. No momento inaugural estará também o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. O equipamento, alvo de uma profunda reabilitação no valor de mais de 2 milhões de euros, reabre ao público no dia 15 de fevereiro.
De acordo com o presidente de Melgaço, Manoel Batista, as obras “urgentíssimas” tiveram como objetivo o de dotar as piscinas de condições de excelência, entre elas, ao nível da eficiência energética. “O edifício apresentava um grande estado de degradação dada a elevada procura e utilização ao longo deste cerca de 30 anos. Era uma intervenção urgentíssima. Conseguimos agora oferecer a Melgaço, e ao público em geral, um equipamento dotado de condições de excelência para a prática das diversas atividades e com melhorias ao nível da eficiência energética, pois foi também nosso objetivo ir de encontro às necessidades atuais, nomeadamente contribuir para a redução da pegada ecológica”, explicou, realçando que o espaço era muito procurado pelos jovens, por alunos das escolas do concelho, por idosos, pela população dos municípios vizinhos da Galiza, sendo igualmente um equipamento essencial para a componente letiva da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL). “Este público tem agora ao seu dispor um equipamento que oferece qualidade e conforto”, afirmou o presidente de Melgaço.
O espaço estava encerrado desde o dia 11 de março de 2020, aquando da determinação do plano de contingência do Município face à covid-19, acabando por não abrir até então em virtude das urgentes intervenções de que necessitava e cujo projeto estava já em processo de adjudicação.
A intervenção em causa aconteceu no âmbito do PARU-Melgaço e foi financiada através de contrato de financiamento celebrado ao abrigo do IFRRU 2020, instrumento financeiro especificamente direcionado para a reabilitação e revitalização urbanas e que contou com financiamento FEDER proveniente dos programas operacionais regionais, com financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e, ainda, uma componente bancária de natureza privada.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.