A Portos de Galicia revelou que está prevista “para este mês” a conclusão da obra no porto da Pasaxe, em A Guarda, que levou à suspensão da travessia do ferryboat entre Caminha e aquela localidade da Galiza.
“O objetivo das obras é evitar o afundamento da atual estrutura e os riscos associados, nomeadamente o fim da atracagem no porto de Pasaxe, em A Guarda, onde se encontra o serviço ‘Xacobeo Transfer’ operado pela Junta da Galiza para o transbordo de passageiros – em grande parte peregrinos do Caminho Português [para Santiago de Compostela] – entre Portugal e Espanha”, descreve o gabinete de comunicação da Consellería del Mar da Junta da Galiza, na nota de imprensa enviada pela Portos de Galicia.
No dia 1 de agosto, o presidente da Câmara de Caminha manifestou-se preocupado com a possibilidade de o assoreamento do rio Minho dificultar ou impedir a ligação por ferryboat à Galiza, mesmo aquando da conclusão da obra no cais galego do município de A Guarda.
Na ocasião, tanto o presidente da Câmara de Caminha, como o município de A Guarda disseram desconhecer a data prevista para a conclusão da obra para repor a segurança no cais galego do ‘ferry’ Santa Rita de Cássia, uma empreitada a cargo da Portos da Galiza.
De acordo com Rui Lages, a questão é que, mesmo com a obra concluída, o rio está demasiado assoreado para permitir a navegação.
Na nota de imprensa enviada à Lusa pela Portos de Galicia, a Consellería del Mar indica que a Junta da Galiza investiu na reparação do cais de atracagem de A Guarda mais de 580 mil euros.
Desde maio de 2022, a ligação através do ferryboat está interrompida devido a “problemas graves” no cais galego que impede a atracação do ferry na margem galega com o mínimo de segurança”.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.