Uma exposição com a obra gráfica da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai andar em itinerância pelo país a partir de 25 de abril, com primeira paragem em Nisa, no distrito de Portalegre, segundo a organização.
Sob o título “Os Frutos da Liberdade”, a mostra está enquadrada nas celebrações dos 50 anos da revolução e foi “criada com vista a transmitir, através da criação plástica, os valores do pluralismo, diversidade e iniciativa, característicos de uma sociedade livre e de um estado democrático”, segundo um texto do museu dedicado à obra do casal de artistas Arpad Szénes e Vieira da Silva, em Lisboa.
“Também pelas suas características, vai ajudar a promover o conhecimento de uma das maiores artistas plásticas portuguesas”, que “viveu tempos onde [a liberdade] não existia ou era limitada, algo impensável para as novas gerações”, sublinha o texto sobre a exposição, que integra um núcleo de 32 gravuras e pode ser incluída no programa escolar.
A itinerância agendada até ao momento começa pela Casa das Memórias, em Nisa, onde estará patente entre 25 de abril e 02 de junho, depois irá para o Centro Cultural das Caldas da Rainha, de 07 de junho a 07 de julho, e para o Museu de Artes Decorativas em Viana do Castelo, de 12 de julho a 01 de setembro.
Seguirá ainda para a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, de 07 de setembro a 03 de novembro, e para a Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, de 08 de novembro a 29 de dezembro deste ano.
O Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva foi inaugurado a 03 de novembro de 1994, num edifício da Praça das Amoreiras, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, e apresenta regularmente exposições com a obra do casal ou de artistas com os quais tiveram algum tipo de ligação de amizade.
A coleção do museu cobre um vasto período da produção de pintura e desenho do casal: de 1911 a 1985, para Arpad Szenes (1897-1985), e de 1926 a 1986, para Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.