Logo
Cultura

Obra gráfica da pintora Vieira da Silva vai estar em Viana do Castelo e em Ponte de Lima

4 Abril, 2024 | 12:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Uma exposição com a obra gráfica da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai andar em itinerância pelo país a partir de 25 de abril, com primeira paragem em Nisa, no distrito de Portalegre, segundo a organização.

Sob o título “Os Frutos da Liberdade”, a mostra está enquadrada nas celebrações dos 50 anos da revolução e foi “criada com vista a transmitir, através da criação plástica, os valores do pluralismo, diversidade e iniciativa, característicos de uma sociedade livre e de um estado democrático”, segundo um texto do museu dedicado à obra do casal de artistas Arpad Szénes e Vieira da Silva, em Lisboa.

“Também pelas suas características, vai ajudar a promover o conhecimento de uma das maiores artistas plásticas portuguesas”, que “viveu tempos onde [a liberdade] não existia ou era limitada, algo impensável para as novas gerações”, sublinha o texto sobre a exposição, que integra um núcleo de 32 gravuras e pode ser incluída no programa escolar.

A itinerância agendada até ao momento começa pela Casa das Memórias, em Nisa, onde estará patente entre 25 de abril e 02 de junho, depois irá para o Centro Cultural das Caldas da Rainha, de 07 de junho a 07 de julho, e para o Museu de Artes Decorativas em Viana do Castelo, de 12 de julho a 01 de setembro.

Seguirá ainda para a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, de 07 de setembro a 03 de novembro, e para a Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, de 08 de novembro a 29 de dezembro deste ano.

O Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva foi inaugurado a 03 de novembro de 1994, num edifício da Praça das Amoreiras, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, e apresenta regularmente exposições com a obra do casal ou de artistas com os quais tiveram algum tipo de ligação de amizade.

A coleção do museu cobre um vasto período da produção de pintura e desenho do casal: de 1911 a 1985, para Arpad Szenes (1897-1985), e de 1926 a 1986, para Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.