Uma exposição com a obra gráfica da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai andar em itinerância pelo país a partir de 25 de abril, com primeira paragem em Nisa, no distrito de Portalegre, segundo a organização.
Sob o título “Os Frutos da Liberdade”, a mostra está enquadrada nas celebrações dos 50 anos da revolução e foi “criada com vista a transmitir, através da criação plástica, os valores do pluralismo, diversidade e iniciativa, característicos de uma sociedade livre e de um estado democrático”, segundo um texto do museu dedicado à obra do casal de artistas Arpad Szénes e Vieira da Silva, em Lisboa.
“Também pelas suas características, vai ajudar a promover o conhecimento de uma das maiores artistas plásticas portuguesas”, que “viveu tempos onde [a liberdade] não existia ou era limitada, algo impensável para as novas gerações”, sublinha o texto sobre a exposição, que integra um núcleo de 32 gravuras e pode ser incluída no programa escolar.
A itinerância agendada até ao momento começa pela Casa das Memórias, em Nisa, onde estará patente entre 25 de abril e 02 de junho, depois irá para o Centro Cultural das Caldas da Rainha, de 07 de junho a 07 de julho, e para o Museu de Artes Decorativas em Viana do Castelo, de 12 de julho a 01 de setembro.
Seguirá ainda para a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, de 07 de setembro a 03 de novembro, e para a Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, de 08 de novembro a 29 de dezembro deste ano.
O Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva foi inaugurado a 03 de novembro de 1994, num edifício da Praça das Amoreiras, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, e apresenta regularmente exposições com a obra do casal ou de artistas com os quais tiveram algum tipo de ligação de amizade.
A coleção do museu cobre um vasto período da produção de pintura e desenho do casal: de 1911 a 1985, para Arpad Szenes (1897-1985), e de 1926 a 1986, para Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.