Uma exposição com a obra gráfica da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai andar em itinerância pelo país a partir de 25 de abril, com primeira paragem em Nisa, no distrito de Portalegre, segundo a organização.
Sob o título “Os Frutos da Liberdade”, a mostra está enquadrada nas celebrações dos 50 anos da revolução e foi “criada com vista a transmitir, através da criação plástica, os valores do pluralismo, diversidade e iniciativa, característicos de uma sociedade livre e de um estado democrático”, segundo um texto do museu dedicado à obra do casal de artistas Arpad Szénes e Vieira da Silva, em Lisboa.
“Também pelas suas características, vai ajudar a promover o conhecimento de uma das maiores artistas plásticas portuguesas”, que “viveu tempos onde [a liberdade] não existia ou era limitada, algo impensável para as novas gerações”, sublinha o texto sobre a exposição, que integra um núcleo de 32 gravuras e pode ser incluída no programa escolar.
A itinerância agendada até ao momento começa pela Casa das Memórias, em Nisa, onde estará patente entre 25 de abril e 02 de junho, depois irá para o Centro Cultural das Caldas da Rainha, de 07 de junho a 07 de julho, e para o Museu de Artes Decorativas em Viana do Castelo, de 12 de julho a 01 de setembro.
Seguirá ainda para a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, de 07 de setembro a 03 de novembro, e para a Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, de 08 de novembro a 29 de dezembro deste ano.
O Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva foi inaugurado a 03 de novembro de 1994, num edifício da Praça das Amoreiras, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, e apresenta regularmente exposições com a obra do casal ou de artistas com os quais tiveram algum tipo de ligação de amizade.
A coleção do museu cobre um vasto período da produção de pintura e desenho do casal: de 1911 a 1985, para Arpad Szenes (1897-1985), e de 1926 a 1986, para Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.