A sala de exposições temporárias do Museu Monção & Memórias, recebe, até 18 de janeiro, a exposição "Roconorte – Rancho Folclórico de Monção". A abertura ao público teve lugar no passado dia 19 de setembro, quinta-feira, contando com a presença de alguns elementos daquele rancho folclórico.
A sala de exposições temporárias do Museu Monção & Memórias, recebe, até 18 de janeiro, a exposição “Roconorte – Rancho Folclórico de Monção”.
A abertura ao público teve lugar no passado dia 19 de setembro, quinta-feira, contando com a presença de alguns elementos daquele rancho folclórico.
No ato inaugural, João Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, destacou a importância desta exposição para a preservação da memória de um grupo folclórico que marcou diferentes gerações de monçanenses, entre as décadas de 30 e de 60, do século XX. Agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para a exposição, através da cedência de imagens, objetos e adereços.
Antes do brinde, em nome da defesa e promoção cultural do nosso território, João Oliveira, deixou um convite a todos os monçanenses para visitarem a exposição, um valioso legado histórico/etnográfico da nossa gente e um testemunho memorável da identidade coletiva da nossa terra.
Além dos trajes feminino e masculino, a mostra conta, ainda, com a última bandeira deste rancho folclórico, adornada com as fitas de estandarte e enriquecida com textos da autoria de Fernando Prego (retirados do livro: “Folclore em Terras de Deu-La-Deu”), os quais contam e cantam a vasta história do Roconorte.
Destaca-se ainda, a projeção de um vídeo da atuação deste grupo no Cine Teatro João Verde, em 1988, na altura integrada num espetáculo apresentado pela Orquestra Lá Mi Ré.
Os grupos folclóricos, de ontem e de hoje, constituem a garantia da preservação etnográfica e da transmissão das tradições entre gerações. Os usos e costumes, as expressões orais, os pormenores do trajar, da dança e dos cantares, fazem parte de uma recolha etnográfica que marcam as tradições de um povo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o início da realização de uma campanha de fiscalização rodoviária, "RoadPol -- Telemóvel", sobre a utilização de "aparelhos radiotelefónicos" durante a condução, que decorre até domingo em todo o continente.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, marcaram presença nas comemorações “25 de Abril: 50 anos!”, promovidas pela Junta de Freguesia de Outeiro, que incluíram a inauguração e bênção do "Memorial aos Combatentes do Ultramar".
No próximo dia 12 de outubro, às 21h30, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, dirigido pelo Maestro Alferes Ricardo Torres. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Um dos evadidos há um mês do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio Loureiro, foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou hoje a Polícia Judiciária portuguesa.
O Município de Caminha inicia esta segunda-feira um projeto de saúde de proximidade, privilegiando a população mais idosa e que vive nas freguesias mais distantes.
Um incentivo ao associativismo agrícola e a criação de um serviço de apoio à produção agropecuária são algumas das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Agrário de Valença a desenvolver até 2029.
Depois das derrotas com o Portimonense (1-3) para a Taça de Portugal, e com o Pevidém (1-2) para o campeonato, o Sport Clube Vianense voltou a perder na competição. Desta vez em Santo Tirso, a equipa orientada por Pedro Lomba foi derrotada (3-2) pelo Tirsense.