A sala de exposições temporárias do Museu Monção & Memórias, recebe, até 18 de janeiro, a exposição "Roconorte – Rancho Folclórico de Monção". A abertura ao público teve lugar no passado dia 19 de setembro, quinta-feira, contando com a presença de alguns elementos daquele rancho folclórico.
A sala de exposições temporárias do Museu Monção & Memórias, recebe, até 18 de janeiro, a exposição “Roconorte – Rancho Folclórico de Monção”.
A abertura ao público teve lugar no passado dia 19 de setembro, quinta-feira, contando com a presença de alguns elementos daquele rancho folclórico.
No ato inaugural, João Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, destacou a importância desta exposição para a preservação da memória de um grupo folclórico que marcou diferentes gerações de monçanenses, entre as décadas de 30 e de 60, do século XX. Agradeceu a todas as pessoas que contribuíram para a exposição, através da cedência de imagens, objetos e adereços.
Antes do brinde, em nome da defesa e promoção cultural do nosso território, João Oliveira, deixou um convite a todos os monçanenses para visitarem a exposição, um valioso legado histórico/etnográfico da nossa gente e um testemunho memorável da identidade coletiva da nossa terra.
Além dos trajes feminino e masculino, a mostra conta, ainda, com a última bandeira deste rancho folclórico, adornada com as fitas de estandarte e enriquecida com textos da autoria de Fernando Prego (retirados do livro: “Folclore em Terras de Deu-La-Deu”), os quais contam e cantam a vasta história do Roconorte.
Destaca-se ainda, a projeção de um vídeo da atuação deste grupo no Cine Teatro João Verde, em 1988, na altura integrada num espetáculo apresentado pela Orquestra Lá Mi Ré.
Os grupos folclóricos, de ontem e de hoje, constituem a garantia da preservação etnográfica e da transmissão das tradições entre gerações. Os usos e costumes, as expressões orais, os pormenores do trajar, da dança e dos cantares, fazem parte de uma recolha etnográfica que marcam as tradições de um povo.
A Mamãs Sem Dúvidas, uma plataforma online criada pela BebéVida para orientar futuras famílias, e o Lusíadas Knowledge Center vão organizar no próximo dia 18 de março, entre as 21h00 e as 22h30, o evento online "EGO – Especial Grávida", uma iniciativa destinada a casais que aguardam a chegada do seu bebé.
O Voleibol Clube de Viana começou a lutar pela manutenção no Campeonato Nacional da 1ª Divisão com uma derrota (3-1) em São Mamede de Infesta. A equipa vianense ganhou (21-27) o 1º set, mas acabou por perder os restantes (25-19, 25-22, 25-21).
O Vereador com o pelouro da inovação na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, juntamente com a equipa do Viana STARTS, com os parceiros do projeto e a equipa do secretariado europeu, estiveram em Brest, França, numa visita estratégica no âmbito do projeto Viana STARTS.
A PSP deteve 326 pessoas por crimes ambientais e maus tratos de animais e registou 11.485 contraordenações relacionadas com estes ilícitos nos últimos três anos.
Vai realizar-se na próxima terça-feira, 18 de março, pelas 10h00, no Museu Alvarinho, na Praça Deu-la-Deu em Monção. a apresentação do ARS Guitar Festival – Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara daquela vila raiana.
A Juventude Viana desloca-se, este fim de semana aos Açores, para defrontar no domingo às 18h30 o Candelária, em jogo atrasado da 17ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.
Realizou-se, em Viana do Castelo, o 8.º Workshop do projeto Acelerar o Norte, reunindo empresários e profissionais da região do Minho para profundar estratégias eficaazes de geração de tráfego para websites e lojas online.