Logo
Regional

“O Alto Minho tem sido um exemplo notável de alocação eficaz de recursos através do NORTE2020”

23 Janeiro, 2024 | 18:12
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Segundo dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) alcançou a melhor taxa de execução da Região Norte, atingindo 99.9% de concretização do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Alto Minho 2020, contratualizado com o programa NORTE2020.

Segundo uma nota da CIM Alto Minho, esta conquista coloca o Alto Minho “numa posição de destaque, superando a média de execução da Região Norte, que se fixa em 92.1%”, realçando que os números refletem a “dedicação e a eficiência na gestão dos recursos pela CIM Alto Minho e respetivos parceiros locais”.

“O Alto Minho tem sido um exemplo notável de alocação eficaz de recursos através do NORTE2020, também fruto do compromisso das autoridades locais, entidades parceiras e da comunidade em geral na concretização de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento e a qualidade de vida na região”, continua a nota.

O PDCT Alto Minho 2020 foi assinado, em fevereiro de 2016, entre a CIM Alto Minho e as autoridades de gestão dos programas operacionais (PO) financiadores, nomeadamente o Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte), o PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), o PO ISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) e o PDR (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2014-2020).

Este Pacto sucedeu ao Programa Territorial de Desenvolvimento (PTD) do Minho-Lima, implementado no período de programação 2007-2013, englobando uma dotação de fundos contratualizados na ordem dos 58.913.404.00 milhões de euros, distribuídos pelas intervenções prioritárias em diferentes áreas, entre outras, a inclusão, a educação e formação, a promoção do emprego e a eficiência energética.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Dragagem no porto de Viana do Castelo retomada após suspensão por mau tempo

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) retoma em abril a dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para acesso de navios de maior dimensão, suspensa em dezembro, devido ao mau tempo.