Logo
Nacional

Nuno Melo enaltece papel da Marinha que “evitou desastre” com petroleiro em Viana do Castelo

8 Novembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O ministro da Defesa disse que o navio petroleiro que avariou ao largo de Viana do Castelo na semana passada já foi reparado e seguiu viagem, enaltecendo o papel da Marinha por ter evitado um "desastre ecológico".

“Na quarta-feira passada, em Portugal, estivemos em risco de um desastre que seria muito maior do que o de alguns anos atrás, por ocasião do Prestige, que felizmente também acabou resolvido. Um superpetroleiro com 330 metros de comprimento, com bandeira das Ilhas Marshall – estamos a falar de um tamanho equivalente a três campos de futebol – levando 150 mil toneladas de gasóleo, detetado a perto de 30 milhas ao largo da Póvoa de Varzim e de Viana do Castelo, com uma avaria nos motores, esteve a derivar para a costa portuguesa até às 13 milhas”, afirmou Nuno Melo.

O governante falava durante uma visita ao Centro de Operações Marítimas (COMAR), na Base Naval de Lisboa, situada em Almada, distrito de Setúbal, referindo-se a um navio com bandeira das Ilhas Marshall (Oceânia) que sofreu uma “avaria na sua máquina, ficando sem propulsão”, de acordo com comunicado da Marinha divulgado na sexta-feira.

Nuno Melo salientou que “foi a deteção e a ação da Marinha e da Autoridade Marítima que, obrigando à contratação de um rebocador e levando este superpetroleiro até para lá das 24 milhas, garantiu que este desastre ecológico não acontecia em Portugal”.

A reparação foi entretanto feita através do embarque de uma equipa de técnicos e o navio seguiu viagem, tendo como destino final Le Haver, na Normandia (França).

“Neste momento a situação está resolvida, por causa da atuação da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, com recurso também a este centro, e este navio está a algures já no Canal da Mancha”, acrescentou o ministro.

Nuno Melo utilizou este exemplo para sustentar que o dinheiro que o país gasta com Defesa “não é despesa, é investimento, que vem a crédito de todos os portugueses”, realçando que se evitou “uma tragédia de enormes proporções em Portugal”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Dezembro, 2024

Comédias do Minho põe alunos e artistas a “discutir o mundo” durante três anos

As Comédias do Minho lançam, este mês, um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.

Nacional 2 Dezembro, 2024

Comprar casa ficou 10% mais caro num ano

Os preços das casas em Portugal subiram 10% em novembro face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.783 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços das casas em Portugal subiram 2,3%.

Nacional 2 Dezembro, 2024

PSP iniciou operação para a defesa de pessoas portadoras de deficiência

A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação "Iguais na Segurança", que visa sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.

Regional 2 Dezembro, 2024

Caminha prepara concretização de vários investimentos em 2025 

O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.

Nacional 2 Dezembro, 2024

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados pelo INE.

Regional 2 Dezembro, 2024

Oposição em Valença chumbou orçamento para 2025

O orçamento da Câmara de Valença (PS) para 2025, no valor de cerca de 35 milhões de euros, foi chumbado com dois votos contra do PSD e dois votos contra do movimento Fortalecer Valença.

Desporto 1 Dezembro, 2024

AFVC: Cardielense venceu em Deucrite e aproxima-se da liderança da 1ª divisão distrital

Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 11ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-4) do Cardielese na casa do Deucriste. O líder Correlhã empatou (1-1) em Valença