Vila Nova de Cerveira conta agora com uma nova obra de arte pública que promete não deixar indiferentes peregrinos, visitantes e comunidade local. Intitulada “PER AGROS AD STELLAS” ("pelos campos às estrelas"), da autoria da artista plástica Beatriz Manteigas, a escultura foi instalada recentemente na Praça Jaime Isidoro, na Rua Queiróz Ribeiro, e é uma homenagem simbólica e poética ao Caminho de Santiago.
A obra integra-se no projeto cultural intermunicipal Caminho da Arte nos Caminhos de Santiago, formalizado em 2023, e pretende valorizar o percurso milenar através da instalação de 60 peças de arte contemporânea ao longo dos 261 quilómetros que ligam a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela.
Realizada em granito de Mondim, “PER AGROS AD STELLAS” evoca a dimensão espiritual, histórica e natural da peregrinação. Inspirando-se na etimologia de “peregrino” (“aquele que caminha pelos campos”) e de “Compostela” (“campo de estrelas”), a artista convida à reflexão sobre o conceito de “local” como interseção de tempo, espaço e sujeito — este último representado pelo próprio peregrino, que dá sentido à jornada.
A obra contará ainda com a inoculação de líquenes em contexto educativo, envolvendo jovens da comunidade numa ação simbólica de conexão entre arte, natureza e educação.
Beatriz Manteigas é doutorada em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona. Com um percurso expositivo iniciado em 2009, está representada em várias coleções públicas e privadas. Em 2016, cofundou a Associação Quinta das Relvas, dedicada à educação não formal nas áreas da Arte e Ecologia, onde também reside e desenvolve o seu trabalho artístico.
O projeto Caminho da Arte nos Caminhos de Santiago é promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) e dos municípios atravessados pelo Caminho Português da Costa. A ambição é clara: transformar este percurso num itinerário cultural ímpar e criar “a maior estrada de arte do mundo”.
Com esta instalação, Vila Nova de Cerveira reforça o seu papel como polo cultural na região e convida todos a (re)descobrir o Caminho de Santiago com um novo olhar — através da arte.
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).