Vila Nova de Cerveira conta agora com uma nova obra de arte pública que promete não deixar indiferentes peregrinos, visitantes e comunidade local. Intitulada “PER AGROS AD STELLAS” ("pelos campos às estrelas"), da autoria da artista plástica Beatriz Manteigas, a escultura foi instalada recentemente na Praça Jaime Isidoro, na Rua Queiróz Ribeiro, e é uma homenagem simbólica e poética ao Caminho de Santiago.
A obra integra-se no projeto cultural intermunicipal Caminho da Arte nos Caminhos de Santiago, formalizado em 2023, e pretende valorizar o percurso milenar através da instalação de 60 peças de arte contemporânea ao longo dos 261 quilómetros que ligam a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela.
Realizada em granito de Mondim, “PER AGROS AD STELLAS” evoca a dimensão espiritual, histórica e natural da peregrinação. Inspirando-se na etimologia de “peregrino” (“aquele que caminha pelos campos”) e de “Compostela” (“campo de estrelas”), a artista convida à reflexão sobre o conceito de “local” como interseção de tempo, espaço e sujeito — este último representado pelo próprio peregrino, que dá sentido à jornada.
A obra contará ainda com a inoculação de líquenes em contexto educativo, envolvendo jovens da comunidade numa ação simbólica de conexão entre arte, natureza e educação.
Beatriz Manteigas é doutorada em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona. Com um percurso expositivo iniciado em 2009, está representada em várias coleções públicas e privadas. Em 2016, cofundou a Associação Quinta das Relvas, dedicada à educação não formal nas áreas da Arte e Ecologia, onde também reside e desenvolve o seu trabalho artístico.
O projeto Caminho da Arte nos Caminhos de Santiago é promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) e dos municípios atravessados pelo Caminho Português da Costa. A ambição é clara: transformar este percurso num itinerário cultural ímpar e criar “a maior estrada de arte do mundo”.
Com esta instalação, Vila Nova de Cerveira reforça o seu papel como polo cultural na região e convida todos a (re)descobrir o Caminho de Santiago com um novo olhar — através da arte.
O novo videoclipe dos D.A.M.A, "Ficar Óai", gravado em Viana do Castelo durante a Romaria d’Agonia, alcançou o primeiro lugar nas tendências de vídeos musicais no YouTube em Portugal.
As famílias são responsáveis por 67% do desperdício alimentar em Portugal, segundo um estudo da plataforma Too Good To Go, divulgado no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinala na terça-feira, 30 de setembro.
A Juventude Viana assegurou, na sexta-feira, a presença na final da Taça do Minho de hóquei em patins, ao vencer o Óquei de Barcelos “B” por 3-0, num encontro disputado no Pavilhão José Natário.
A 4ª jornada da Liga Feminina Placar Futsal promete muita emoção, e um dos jogos de maior destaque será o do Santa Luzia, que joga fora de casa, em Almada, contra o Futsal Feijó. O confronto está marcado para este sábado, às 18h00, com transmissão em direto na APP do Canal 11.
Viana do Castelo assinala hoje o Dia Mundial do Turismo com um programa diversificado e gratuito que destaca a sustentabilidade. Organizado pela Câmara Municipal, o evento inclui entrada livre em museus e transportes ecológicos, descontos em passeios de barco e visitas guiadas, entre outras iniciativas.
Vila Nova de Cerveira conta agora com uma nova obra de arte pública que promete não deixar indiferentes peregrinos, visitantes e comunidade local. Intitulada “PER AGROS AD STELLAS” ("pelos campos às estrelas"), da autoria da artista plástica Beatriz Manteigas, a escultura foi instalada recentemente na Praça Jaime Isidoro, na Rua Queiróz Ribeiro, e é uma homenagem simbólica e poética ao Caminho de Santiago.
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe hoje, a partir das 21h00, o evento “Bailes de Maresia – Festa da Dança”, uma iniciativa que promete juntar a comunidade em torno da dança, da música tradicional e da diversidade cultural.