Logo
Regional

“Noite dos Medos” está de volta a Melgaço

5 Outubro, 2022 | 0:24
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A “Noite dos Medos” está de volta a Melgaço e este ano, entre outras novidades, traz-nos os “Os Serões dos Medos”. A iniciativa irá decorrer de 15 de outubro a 26 de novembro, com uma panóplia de atividades para pequenos e adultos. O concurso dos medos tem as inscrições abertas até dia 21 de outubro.

A novidade para esta edição, a 6ª, são os “Os Serões dos Medos”, sob a temática “Coisas do outro mundo”. Serão uma espécie de tertúlias com a participação do melgacense Albertino Gonçalves (professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho) e relatos de histórias na 1ª pessoa. A ação tem data marcada para 21 de outubro, com duas sessões: uma pelas 14h30 (público-alvo: alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço) e uma à noite, pelas 21h00 (público-alvo: M/16). Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias, e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais. O momento foi idealizado tendo como referência as historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas.

Da programação para esta edição fazem ainda parte outras atividades que decorrerão na Casa da Cultura de Melgaço: uma exposição de pintura – “A melodia das trevas”; contos para os mais pequenos – Contos Contigo “Histórias de arrepiar”; e Sessões de Cinema.

Mas o grande dia será a 29 de outubro. Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, as ruas vão vestir-se a preceito. Um Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00, na Casa da Cultura, marca o momento de arranque para esta noite. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.

A população e turistas são convidados a juntar-se à festa, vestindo-se a rigor para o Cortejo dos Medos – um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço. Já no Castelo, são convidados a visitar o cemitério dos medos, a assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.

O evento, que acontece desde 2017, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

PROGRAMA

29 de outubro

“Noite dos Medos” | Casa da Cultura de Melgaço

21h00 – Welcome Drink dos Medos 

21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”

22h30 – Cortejo dos Medos (Percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço)

23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas (Castelo de Melgaço)

– Espetáculo de Fogo (Castelo de Melgaço)

PROGRAMA COMPLEMENTAR

De 15 de outubro a 26 de novembro 

Exposição de pintura: “A melodia das trevas” | Casa da Cultura de Melgaço

Autor: Alua Polen (Manuel António)

15 de outubro

Contos Contigo: “Histórias de arrepiar” |Casa da Cultura de Melgaço

10h00 – Público-alvo: público infantil

21 de outubro 

Os Serões dos Medos: “Coisas do outro mundo” | Casa da Cultura de Melgaço

Albertino Gonçalves e relatos de histórias na 1ª pessoa

14h30 – Público-alvo: alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço

21h00 – Público-alvo: M/16

22 de outubro

Sessões de Cinema | Casa da Cultura de Melgaço

10h30 – A Família Addams 2 (M6)

21h30 – Orfã: A Origem (M16)

CONCURSO DOS MEDOS: INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE OUTUBRO

Subordinado ao tema “Lobisomem”, o concurso dos “Medos” vai premiar os trabalhos mais criativos e imaginativos desenvolvidos. As inscrições estão a decorrer, até 21 de outubro.

Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho, é o propósito da ação que, de ano para ano tem feito as delícias da plateia com os trabalhos incríveis que são apresentados.

Todos podem participar, em nome individual ou como entidades (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade ou Juntas de Freguesia, do concelho de Melgaço). Caso a organização entenda que existem propostas de outros participantes fora do concelho de Melgaço que se enquadram no âmbito do concurso e que acrescentam valor ao evento, serão aceites.

Existem três categorias:

I – Categoria Escola: exclusivamente destinada à comunidade Escolar;

II – Categoria Individual: apresentação de candidaturas para a restante comunidade individualmente, exclusivamente para maiores de 18 anos;

III – Categoria de Grupo: restante comunidade em formato de grupo, com um mínimo de quatro elementos. 

PRÉMIOS PARA OS TRÊS MELHORES TRABALHOS DE CADA CATEGORIA:

Categoria Escola:

1º Prémio: Troféu 1º classificado

2º Prémio: Troféu 2º classificado

3º Prémio: Troféu 3º classificado

Categoria Individual:

1ºPrémio: pack de três garrafas de espumante de alvarinho

2º Prémio: pack de três garrafas de vinho alvarinho

3ºPrémio: uma garrafa de vinho alvarinho

Categoria Grupo:

1ºPrémio: cabaz de produtos locais

2ºPrémio: pack de seis garrafas de espumante de alvarinho

3ºPrémio: pack de três garrafas de espumante de alvarinho

A organização é do Município de Melgaço e da Associação Empresarial do Minho Fronteiriço. As normas de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.cm-melgaco.pt. 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.