Logo
Regional

“Noite dos Medos” está de volta a Melgaço

5 Outubro, 2022 | 0:24
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A “Noite dos Medos” está de volta a Melgaço e este ano, entre outras novidades, traz-nos os “Os Serões dos Medos”. A iniciativa irá decorrer de 15 de outubro a 26 de novembro, com uma panóplia de atividades para pequenos e adultos. O concurso dos medos tem as inscrições abertas até dia 21 de outubro.

A novidade para esta edição, a 6ª, são os “Os Serões dos Medos”, sob a temática “Coisas do outro mundo”. Serão uma espécie de tertúlias com a participação do melgacense Albertino Gonçalves (professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho) e relatos de histórias na 1ª pessoa. A ação tem data marcada para 21 de outubro, com duas sessões: uma pelas 14h30 (público-alvo: alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço) e uma à noite, pelas 21h00 (público-alvo: M/16). Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias, e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais. O momento foi idealizado tendo como referência as historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas.

Da programação para esta edição fazem ainda parte outras atividades que decorrerão na Casa da Cultura de Melgaço: uma exposição de pintura – “A melodia das trevas”; contos para os mais pequenos – Contos Contigo “Histórias de arrepiar”; e Sessões de Cinema.

Mas o grande dia será a 29 de outubro. Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, as ruas vão vestir-se a preceito. Um Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00, na Casa da Cultura, marca o momento de arranque para esta noite. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.

A população e turistas são convidados a juntar-se à festa, vestindo-se a rigor para o Cortejo dos Medos – um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço. Já no Castelo, são convidados a visitar o cemitério dos medos, a assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.

O evento, que acontece desde 2017, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

PROGRAMA

29 de outubro

“Noite dos Medos” | Casa da Cultura de Melgaço

21h00 – Welcome Drink dos Medos 

21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”

22h30 – Cortejo dos Medos (Percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço)

23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas (Castelo de Melgaço)

– Espetáculo de Fogo (Castelo de Melgaço)

PROGRAMA COMPLEMENTAR

De 15 de outubro a 26 de novembro 

Exposição de pintura: “A melodia das trevas” | Casa da Cultura de Melgaço

Autor: Alua Polen (Manuel António)

15 de outubro

Contos Contigo: “Histórias de arrepiar” |Casa da Cultura de Melgaço

10h00 – Público-alvo: público infantil

21 de outubro 

Os Serões dos Medos: “Coisas do outro mundo” | Casa da Cultura de Melgaço

Albertino Gonçalves e relatos de histórias na 1ª pessoa

14h30 – Público-alvo: alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço

21h00 – Público-alvo: M/16

22 de outubro

Sessões de Cinema | Casa da Cultura de Melgaço

10h30 – A Família Addams 2 (M6)

21h30 – Orfã: A Origem (M16)

CONCURSO DOS MEDOS: INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE OUTUBRO

Subordinado ao tema “Lobisomem”, o concurso dos “Medos” vai premiar os trabalhos mais criativos e imaginativos desenvolvidos. As inscrições estão a decorrer, até 21 de outubro.

Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho, é o propósito da ação que, de ano para ano tem feito as delícias da plateia com os trabalhos incríveis que são apresentados.

Todos podem participar, em nome individual ou como entidades (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade ou Juntas de Freguesia, do concelho de Melgaço). Caso a organização entenda que existem propostas de outros participantes fora do concelho de Melgaço que se enquadram no âmbito do concurso e que acrescentam valor ao evento, serão aceites.

Existem três categorias:

I – Categoria Escola: exclusivamente destinada à comunidade Escolar;

II – Categoria Individual: apresentação de candidaturas para a restante comunidade individualmente, exclusivamente para maiores de 18 anos;

III – Categoria de Grupo: restante comunidade em formato de grupo, com um mínimo de quatro elementos. 

PRÉMIOS PARA OS TRÊS MELHORES TRABALHOS DE CADA CATEGORIA:

Categoria Escola:

1º Prémio: Troféu 1º classificado

2º Prémio: Troféu 2º classificado

3º Prémio: Troféu 3º classificado

Categoria Individual:

1ºPrémio: pack de três garrafas de espumante de alvarinho

2º Prémio: pack de três garrafas de vinho alvarinho

3ºPrémio: uma garrafa de vinho alvarinho

Categoria Grupo:

1ºPrémio: cabaz de produtos locais

2ºPrémio: pack de seis garrafas de espumante de alvarinho

3ºPrémio: pack de três garrafas de espumante de alvarinho

A organização é do Município de Melgaço e da Associação Empresarial do Minho Fronteiriço. As normas de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.cm-melgaco.pt. 

 

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.