Esta terça-feira, 5 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional do Voluntariado. De forma a assinalar a data, a Viana TV recorda hoje duas reportagens, produzidas pelo próprio órgão de comunicação, onde se dá destaque a duas instituições de voluntariado do concelho de Viana do Castelo: Núcleo da Refood em Viana e a Associação Gatos de Ninguém.
A ideia de criar o núcleo Refood em Viana do Castelo surgiu em agosto de 2014. No dia 21 de janeiro de 2017, o núcleo começava a sua atividade a 100% e distribuía a primeira refeição no Centro de Operações. “A Refood é um movimento 100% voluntário que recolhe os excedentes dos restaurantes, supermercados e outras fontes de alimentos para entregar a famílias carenciadas”, explicou Sandra Pereira, coordenadora da núcleo à Viana TV.
Recorde aqui a reportagem:
A Associação Gatos de Ninguém, sediada em Santa Marta de Portuzelo, é uma associação sem fins lucrativos de caráter humanitário de defesa e proteção de animais abandonados e maltratados. Atualmente, conta com mais de 100 felinos e com mais de uma dezena de voluntários.
Conheça aqui a Associação:
O Dia Internacional do Voluntariado foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1985 e celebra-se, anualmente, a 5 de dezembro. A data pretende enaltecer o papel de todos os voluntários.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.