Logo
Nacional

Navio patrulha NRP Viana do Castelo protagoniza disparo acidental no porto de Ponta Delgada

14 Outubro, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O navio patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, esteve esta segunda-feira no centro de um incidente no porto de Ponta Delgada, nos Açores, ao registar-se o disparo acidental de uma munição inerte durante verificações técnicas.

De acordo com uma nota oficial da Marinha, o disparo “inopinado” ocorreu durante as verificações dos sistemas de armas do navio, no âmbito dos preparativos de largada para o mar. Tratou-se de uma munição de 30 milímetros sem carga explosiva, não havendo registo de feridos.

“Esta manhã, no porto de Ponta Delgada, o NRP Viana do Castelo efetuou um disparo inopinado de uma munição inerte (sem carga explosiva) da sua peça de artilharia de 30 milímetros”, refere a nota publicada pela Marinha Portuguesa.

Embora o incidente não tenha provocado danos pessoais, uma avaliação preliminar identificou danos materiais no navio de tráfego local Isabel C, que se encontrava atracado em frente ao patrulha oceânico no momento do disparo.

A Marinha já iniciou um processo de averiguações para apurar as causas do sucedido e avaliar possíveis falhas de procedimento ou anomalias técnicas.

O NRP Viana do Castelo é o primeiro navio da classe de patrulhas oceânicos construído em Portugal e tem desempenhado um papel essencial em missões de vigilância marítima, patrulha costeira e apoio à autoridade marítima. Atualmente, encontra-se destacado na Região Autónoma dos Açores, integrando o dispositivo naval de presença permanente da Marinha.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 14 Outubro, 2025

Ruy de Carvalho abre Festival de Teatro de Viana do Castelo

O ator Ruy de Carvalho vai abrir o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre de 15 a 22 de novembro no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, uma viagem pelos mais de 80 anos da sua carreira.

Regional 14 Outubro, 2025

Clube de Golfe de Viana do Castelo destaca-se em torneio internacional em Casablanca

O Clube de Golfe de Viana do Castelo (CGVC) marcou, uma vez mais, presença no prestigiado “23ème Coupe de Golf Portugal”, que decorreu no campo Palm Golf Casablanca, em Marrocos.

Regional 14 Outubro, 2025

Padre e artista plástico Christopher Sousa debate arte e espiritualidade no IPVC

O padre Christopher Sousa, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo e artista plástico, será o orador da tertúlia «Arte, cultura e espiritualidade», no próximo dia 22 de outubro, às 18h30, na Escola Superior de Educação do IPVC. O evento, promovido pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, é aberto a toda a comunidade e tem entrada livre.

Desporto 14 Outubro, 2025

Juventude Viana recorda José Natário seis anos após a sua partida

Seis anos após a sua partida, a Juventude Viana recorda com emoção e gratidão José Enes Gonçalves Natário, carinhosamente conhecido por Zé Natário — figura maior da história do clube vianense.

Desporto 14 Outubro, 2025

Primeiro rali do vianense Duarte Rodrigues em casa termina com bons resultados

O regresso dos ralis a Viana do Castelo ficou marcado este fim de semana pela estreia absoluta de Duarte Rodrigues na modalidade, durante o Viana do Castelo Rally 2025. O jovem piloto vianense competiu ao volante de um Citroen Saxo, acompanhado pela navegadora Inês Veiga.

Regional 14 Outubro, 2025

Viana do Castelo promove ação de controlo da erva-das-pampas nas Ínsuas do Lima

No âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas de Viana do Castelo, decorreu recentemente, no Monumento Natural Local das Falhas das Ínsuas do Lima, uma ação de controlo da Cortaderia selloana — mais conhecida como erva-das-pampas.

Nacional 14 Outubro, 2025

Navio patrulha NRP Viana do Castelo protagoniza disparo acidental no porto de Ponta Delgada

O navio patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, esteve esta segunda-feira no centro de um incidente no porto de Ponta Delgada, nos Açores, ao registar-se o disparo acidental de uma munição inerte durante verificações técnicas.