O navio patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, esteve esta segunda-feira no centro de um incidente no porto de Ponta Delgada, nos Açores, ao registar-se o disparo acidental de uma munição inerte durante verificações técnicas.
De acordo com uma nota oficial da Marinha, o disparo “inopinado” ocorreu durante as verificações dos sistemas de armas do navio, no âmbito dos preparativos de largada para o mar. Tratou-se de uma munição de 30 milímetros sem carga explosiva, não havendo registo de feridos.
“Esta manhã, no porto de Ponta Delgada, o NRP Viana do Castelo efetuou um disparo inopinado de uma munição inerte (sem carga explosiva) da sua peça de artilharia de 30 milímetros”, refere a nota publicada pela Marinha Portuguesa.
Embora o incidente não tenha provocado danos pessoais, uma avaliação preliminar identificou danos materiais no navio de tráfego local Isabel C, que se encontrava atracado em frente ao patrulha oceânico no momento do disparo.
A Marinha já iniciou um processo de averiguações para apurar as causas do sucedido e avaliar possíveis falhas de procedimento ou anomalias técnicas.
O NRP Viana do Castelo é o primeiro navio da classe de patrulhas oceânicos construído em Portugal e tem desempenhado um papel essencial em missões de vigilância marítima, patrulha costeira e apoio à autoridade marítima. Atualmente, encontra-se destacado na Região Autónoma dos Açores, integrando o dispositivo naval de presença permanente da Marinha.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.