O Navio Gil Eannes, em Viana do Castelo, vai ser palco, no dia 23 de março, de um espetáculo infantil com o tema "Saudade".
A peça acontece no âmbito da participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realizará de 16 a 30 de março. Em parceria com o trio contador de história “O Bicho Papelão”, o espetáculo é destinado a crianças até aos 12 anos. Com a duração de 50 minutos, será apresentado em duas sessões, às 14h30 e às 15h30.
Esta é a história de um rei que, na procura de descobrir o que significa a palavra “saudade”, parte numa cósmica e poética aventura durante uma semana. Uma pequena epopeia sobre amor e amizade, sobre não saber tudo, definições difíceis, sentimentos novos e um senhor chamado Fernando.
As vagas são limitadas e a inscrição prévia obrigatória. A mesma pode ser feita na bilheteira do Navio, ou por email para navio@fundacaogileannes.pt.
A participação no espetáculo tem o preço de 3 euros por pessoa.
O volume de água armazenado nas bacias hidrográficas portuguesas terminou dezembro acima da média nacional, com exceção do Algarve e do Mira, segundo dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).
O Comando Territorial de Viana do Castelo levou a cabo, entre 29 de dezembro e 5 de janeiro, um conjunto de operações com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade, reforçar a fiscalização rodoviária e promover a segurança junto da população.
Eduardo Teixeira, Deputado na Assembleia da República, esteve presente na Escola de Monserrate e, na próxima semana, visitará a Escola de Santa Maria Maior, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, edição 2025/2026, onde representou a Assembleia da República nas sessões dedicadas ao tema “Literacia Financeira: os Jovens Contam”.
A Juventude Viana saiu derrotada, esta noite, do Pavilhão Municipal de Fânzeres, ao perder por 4-2 frente ao FC Porto B, em encontro da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O desaire representa a primeira derrota da formação vianense na presente temporada.
Vila Nova de Cerveira reforçou em 2025 o seu acervo com novos livros em galego, espanhol e inglês, destacando-se na promoção da leitura infantil e juvenil e no incentivo à diversidade cultural.
A imprensa local e regional desempenha um papel central na defesa da democracia, alertou a direção da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR), durante o Encontro Nacional realizado em Pombal.
Portugal fechou 2025 com extremos ambientais históricos, segundo a Quercus.