Logo
Música

Música experimental e improvisada invade Caminha com o “Space Festival 2023”

2 Novembro, 2023 | 11:51
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Space Festival 2023 está de regresso a Caminha no dia 12 de novembro, com dois espetáculos: o Cine Música - Space Ensemble com a Academia de Música Fernandes Fão e o concerto Luís Vicente Trio. O festival decorre no Teatro Valadares e tem entrada gratuita, com a possibilidade de donativo livre. 

O Space Festival pretende explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, ao promover o acesso a projetos artísticos ligados a este género musical fora dos grandes centros urbanos.

O Cine Música – Space Ensemble com Academia de Música Fernandes Fão vai decorrer pelas 15h00. O filme-concerto é o resultado da Oficina de Música para Filmes do Space Ensemble, concebida para trabalhar com estudantes e formações musicais a fim de lhes mostrar o processo de musicar filmes ao vivo. Nesta ocasião, alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora partilham as suas experiências com a improvisação livre, a improvisação dirigida e a criação de músicas para filmes, partindo da questão sobre como dar novos significados a um filme através de diferentes sons.

O concerto de Luís Vicente Trio terá lugar pelas 16h30.  Luís Vicente é um trompetista português reconhecido internacionalmente que toca em vários grupos com diferentes conceitos – desde música totalmente livre a música composta – tendo sempre presente um sentido de liberdade. Depois do sucesso das suas parcerias com John Dikeman, William Parker e Hamid Drake em Goes Without Saying, But It’s Got to Be Said, vira-se para a prata nacional (aqui representada por Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves, ambos protagonistas de projetos autorais) e lança o aclamado álbum Chanting in the Name Of (2021) pela Clean Feed Records.

O Space Festival surgiu em 1999, em Coimbra. No decorrer de várias edições itinerantes até 2005, em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música possibilitados pela experimentação e pelas novas tecnologias digitais.

Com o propósito de contribuir para a divulgação desta área da música inovadora, contemporânea e cheia de possibilidades por explorar, a edição de 2021 marcou o regresso do festival passados 16 anos da última edição, com especial foco em territórios de baixa densidade, com o objetivo de estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Pode ser uma imagem de texto que diz "space Pestlval 12 NOVEMBRO MONTEMOR-O-VELHO MONTEMOR- LOUSADA CASTELO DE PAIVA PAREDES DECOURA MONDIM DE BASTO MONÇÃO CAMINHA ORGANIZAÇÃO FINANCIAMENTO IgARTES PARCEIROSMEDIA RUM SETAMAS RƯC H SALUTIS"

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.

Desporto 21 Maio, 2024

Roberto Martinez escolheu Pedro Neto e mais 25 jogadores para representar Portugal no Euro’2024

O Selecionador Nacional, Roberto Martinez, revelaou, esta tarde, na Cidade do Futebol, o lote de 26 jogadores escolhidos para participar no Euro 2024, que decorrerá entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha.