Logo
Regional

Música e literatura “celebram Abril” em Paredes de Coura

11 Abril, 2023 | 11:10
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A música e as canções de António Zambujo, Samuel Úria e Augusto Canário assim como as palavras e o encontro dos escritores Lídia Jorge, Manuel Alegre, João Melo, Mário Cláudio e Carlos Vale Ferraz são algumas das iniciativas que marcam Abril, mês da liberdade, em Paredes de Coura.

No dia 22, pelas 21h30, António Zambujo apresenta-se no Centro Cultural não só com ‘Voz e Violão”, álbum de 2021 em que o músico alentejano se inspira no trabalho quase homónimo de João Gilberto, mas acompanhado do coro Couravoce, que trará uma outra roupagem às composições envolventes do criador de “Pica do 7”.

Na noite de 24, Samuel Úria far-se-á acompanhar de Jónatas Pires (guitarra elétrica e acústica, harmónio indiano, voz), Silas Ferreira (teclados, sampler, percussão, oboé, voz), António Quintino (baixo, voz) e Tiago Ramos (bateria, glockenspiel, voz) e vai privilegiar o álbum ‘Canções do Pós-Guerra’, que não tem nada de bélico.

Temas como “Fica Aquém”, “O Muro”, “A Contenção” ou “Aos Pós” são incontornáveis do trovador das patilhas, bem como “Lenço Enxuto”, “É preciso que eu diminua”, “Fusão” ou “Teimoso” que atravessam o percurso de Samuel Úria.

A celebração da Liberdade começa antes, no dia 12, na Biblioteca Aquilino Ribeiro, com as “Rimas de Abril”. Nesta iniciativa dirigida ao público sénior, e abrangendo o período da manhã e da tarde, o popular músico alto-minhoto Augusto Canário vai confraternizar e cantar para os utentes de Lares, Centro de Dia e Centro de Atividades Ocupacionais do concelho.

 

Também a conferência com Lídia Jorge, Manuel Alegre, João Melo, Mário Cláudio e Carlos Vale Ferraz, moderada por José Alberto Pinheiro, e inserida no ciclo “Memórias da Guerra em África”, reúne todos estes escritores na tarde de 22 de abril no Centro Cultural.

 

 

Promovido pelo Centro Mário Cláudio, o ciclo “A Guerra em África” tem trazido desde o ano passado a Paredes de Coura exposições, debates e exibições, tendo por referência os conflitos que se travaram nas três frentes, Guiné, Angola e Moçambique.

Esta conferência com escritores que estiveram na guerra, mas também os debates com historiadores de vários quadrantes políticos, um ciclo de cinema, além de sessões de leitura de textos e de troca de opiniões, bem como as exposições e acervo documental facultado pelas gentes de Paredes de Coura e que se encontra patente no Centro Mário Cláudio, em Venade, foram pensados como pretexto de reflexão e relembrança, e de respeitosa homenagem à memória de quem morreu e sofreu.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

ESCE-IPVC já abriu as inscrições para as “VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade”

A biblioteca da Escola de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), em Valença, vai acolher, na próxima quinta-feira, 7 de março, as "VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade".

Cultura 1 Março, 2024

Livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia” é apresentado hoje

O livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, edição da VianaFestas, é lançado esta sexta-feira, na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.