Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
“Os novos contratos-programa formalizam um apoio anual global de 150 mil euros, traduzindo um aumento de 50% no contributo de cada autarquia face ao acordo anterior”, indica a Comédias do Minho em comunicado.
De acordo com a associação que nos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, “este reforço reflete o reconhecimento do impacto cultural e social que as Comédias do Minho têm vindo a consolidar ao longo dos últimos 20 anos, com uma programação artística de proximidade, inovadora e participativa, mas também a consciência de que o contexto atual exige uma resposta ajustada”.
“Após vários anos de estabilidade contratual, os municípios assumem agora que o mundo mudou — com novas exigências económicas e sociais — e que o valor do trabalho cultural deve acompanhar essa transformação”, assinala.
Para as Comédias do Minho, este novo compromisso “permite assegurar a continuidade, a qualidade e a ambição de um projeto cultural profundamente enraizado no território, capacitado para enfrentar os desafios do presente e do futuro”.
Fundada em 2003, a associação Comédias do Minho “tem vindo a afirmar-se como um projeto cultural singular no panorama nacional, fruto da colaboração entre os cinco municípios do Vale do Minho”, observa.
“Esta estrutura artística assente num modelo de criação e difusão cultural em rede tem promovido, ao longo de mais de duas décadas, uma intensa atividade de programação teatral, formação, mediação cultural e participação comunitária, reforçando a identidade cultural da região e aproximando a arte das populações locais”, acrescenta.
A missão das Comédias concretiza-se através de três eixos interligados: “Uma companhia de teatro profissional, um projeto pedagógico e um projeto comunitário”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, marcou presença na Sessão de Escritura Pública da Constituição da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo.
O presidente do PSD pediu no sábado que todos lutem "até ao fim por uma maioria maior", numa arruada animada em Viana do Castelo, em que brindou, comeu, andou às cavalitas mas não dançou.
A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, este domingo, a congénere do Senegal, por 2-3, no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares do Campeonato do Mundo FIFA 2025.
Realizaram-se, este domingo, os jogos referentes às últimas jornadas dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª divisão, já depois do Desportivo de Monção se sagrar Campeão, confirmou-se este fim de semana a descida de Vila Fria e Adecas à 2ª Divisão. Em sentido inverso, o Atlético de Caminha e o Fachense subiram ao escalão principal da AFVC.
O Óquei de Barcelos, orientado pelo treinador vianense Rui Neto, sagrou-se, este domingo, campeão da Europa de hóquei em Patins. No Centro de Desportos de Matosinhos, a equipa de Barcelos venceu, na final o FC Porto nas grandes penalidades por 2-0 depois de uma igualdade (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento.
Os bilhetes para a final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade 2024/2025 vão ser colocados à venda na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai transmitir os jogos dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão em streaming, já a partir da próxima época desportiva. O anuncio foi feito em conferência de imprensa, realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.